Publicado em 22/07/2014Bricolage virou tendência entre consumidores

Bricolage virou tendência entre consumidores

“Faça você mesmo” chegou ao Brasil nos anos 80, mas só agora está caindo no gosto do público

Bricolage é o jeito de aprender a fazer, por conta própria, pequenos reparos, personalizar produtos, móveis, construir, reformar ou decorar de forma criativa, com a mão na massa – e sem a supervisão de um profissional especializado.

A técnica de origem francesa chegou ao Brasil na década de 1980, mas não entusiasmou muito os brasileiros na época. De acordo com a coordenadora de marketing da Bemfixa, Sandra Shimabukuro, o conceito de bricolage é muito difundido na Europa e EUA. “No Brasil, há até pouco tempo, a mão de obra para serviços gerais residenciais ainda era barata e fácil de encontrar”, justifica.

Com a subida dos preços, no entanto, a bricolage vem ganhando maior adesão. Fica também cada vez mais difícil encontrar profissionais disponíveis no mercado. “Esta nova realidade tem impulsionado o mercado da bricolage no Brasil”, diz. O segredo para quem comercializa produtos de bricolage é oferecer ao consumidor o maior número possível de informações referentes aos produtos e serviços a serem realizados em casa. É preciso que o consumidor se sinta seguro para realizar tarefas e obter bons resultados com os materiais que comprar.

“É esta sensação de realização e sucesso que o manterá adepto à técnica do faça você mesmo”, disse. O revendedor é, portanto, quem dá a ele esta segurança. O setor vem se expandindo: “O brasileiro realiza cada vez mais tarefas em casa, mas ainda estamos muito longe de ter a maturidade europeia ou norte-americana”, explica Sandra.

Fichas de bricolage

A Leroy Merlin, pioneira no assunto da bricolage em solo brasileiro, disponibiliza fichas nas lojas e na internet, que ensinam, passo-a-passo, o “como fazer” de vários serviços – troca de resistência queimada de chuveiros elétricos, aplicação de papel de parede, reparo de trincas. “Queremos mostrar ao consumidor que ele pode chegar a formas simples, com qualidade. O consumidor tira suas dúvidas a partir dos nossos site e folhetos, ou até mesmo pelo celular”, comenta Alexandra Rostaing, gerente de conteúdo cross-canal da Leroy Merlin Brasil. Acesse aqui o site da Leroy Merlin e aprenda com a bricolage.

Vários tipos de cimento em um só produto: conheça o cimento “Todas as obras”

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X