Publicado em 05/03/2013Bom projeto de iluminação aproveita luz natural

Bom projeto de iluminação aproveita luz natural

O aproveitamento da luz solar, além de reduzir o consumo de energia elétrica, colabora para a evolução das construções sustentáveis

Um projeto de iluminação eficaz deve maximizar a utilização de iluminação natural, que possui uma fonte de qualidade muito superior à iluminação artificial. A indicação é do arquiteto e urbanista Rafael Lazzarini, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

A valorização da luz natural, além de reduzir a conta de luz elétrica, colabora para a evolução das construções sustentáveis e contribui com a qualidade de vida dos moradores, já que a exposição à luz solar está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar. “Mas para melhor aproveitamento da luz do sol numa edificação residencial, deve-se primeiro considerar o clima. Isso porque o sol, além de iluminar o ambiente, traz calor, o que pode beneficiar ou prejudicar, dependendo do clima local, estação do ano e hora do dia”, explica Lazzarini.

O projeto arquitetônico deve prever a iluminação através da orientação correta das janelas. Como exemplo, o arquiteto cita a cidade de São Paulo, onde, de um modo geral, as janelas devem estar preferencialmente orientadas para o Norte. “Isso porque em nossa latitude o sol se inclina ao Norte durante o inverno e, se a janela tiver um pequeno beiral, teremos iluminação indireta na maior parte do ano e direta no período de inverno, o que é benéfico para o aquecimento do ambiente”, afirma.

Ainda segundo Lazzarini, outra orientação favorável para as aberturas é a orientação Leste, uma vez que o sol na parte da manhã tem propriedades que eliminam ácaros e bactérias, além de equilibrar a temperatura ao longo do dia, pois o ambiente passou a noite toda sem receber radiação solar.

Produtos para projeto de iluminação

Quanto aos materiais de construção, hoje há diversidade de produtos e desempenho, mas Lazzarini chama a atenção para a escolha do material dos caixilhos das janelas, que atuam como “pontes térmicas” na troca de calor entre os ambientes externo e interno. “As esquadrias metálicas, como as de aço ou alumínio, devem possuir isolamento térmico para que esse efeito seja reduzido. Para as de madeira não é necessário, já que o material em si é um ótimo isolante térmico”. Além das janelas, a pintura de paredes e tetos também faz a diferença. O ideal é usar cores claras, principalmente no teto, porque elas possuem uma maior refletividade, o que ajuda na distribuição da iluminação por todo o ambiente.

O concreto ecológico, produzido a partir do aproveitamento de alguns resíduos, reduz impactos ambientais. Conheça o concreto sustentável da Votorantim Cimentos.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X