Publicado em 13/11/2019Loja de materiais de construção: como vender mais na Black Friday
A Black Friday acontece no dia 28 de novembro e é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas do varejo.Créditos: Shutterstock

Loja de materiais de construção: como vender mais na Black Friday

Veja quais produtos e ações você deve escolher para aproveitar de maneira assertiva o maior evento do ano para o varejo

Falta menos de um mês para o evento mais esperado do ano para lojistas e consumidores: a Black Friday! O dia 28 de novembro promete resultados otimistas se levarmos em consideração o resultado do ano passado, onde foram faturados R$ 2,6 bilhões somente com vendas por e-commerce, de acordo com um levantamento realizado pela Ebit | Nielsen.

Para as lojas de materiais de construção, a Black Friday é uma excelente oportunidade para alavancar as vendas próximas ao final do ano e abrir oportunidades para dezembro, quando os profissionais costumam receber a segunda parcela do 13° e, muitas vezes, aproveitam para dar aquele “up” na reforma, decoração ou construção da casa.

Entretanto, é primordial que seja estabelecida uma estratégia e um estudo das vendas da sua loja antes de colocar todos os produtos em promoção. Para reunir algumas dicas de como aproveitar a data e por onde começar conversamos com o empresário Ricardo Adachi, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção (Sincomavi) e das redes de lojas Conibase.

 

5 dicas para loja de material de construção alavancar as vendas:

 

  1. Poste na identidade visual da Black Friday

“Como a Black Friday já é muito difundida, qualquer iniciativa que a loja tiver de apostar em faixas, balões etc. nas cores preto e amarelo já pode auxiliar nas vendas”, comenta Ricardo. Ele mesmo usou nessa tática no primeiro ano em que sua rede de lojas participou efetivamente da Black Friday e os resultados foram muito positivos – e o melhor, com baixo investimento. “Só as faixas que colocamos em frente da loja chamaram muita atenção dos clientes e eles compraram baseado nessa linguagem visual”.

 

  1. Faça uma propaganda assertiva para o seu público

Os clientes de lojas de materiais de construção, normalmente, compram em comércios em um raio de até dois km da sua residência, segundo Ivy Farias, assessora de imprensa da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

Esse dado é importante para entender para qual público deve ser direcionada as suas ações da Black Friday. Seus clientes costumam vir pela internet? Então vale a pena apostar em postagens nas redes sócias, como Facebook e, em envio de mensagens no WhatsApp. Se o seu público for mais local e não usuários ativos das redes sociais, melhor focar em panfletos.

  1. Dê atenção especial aos itens mais caros da sua loja

Quem nunca esperou aquela promoção para comprar aquele produto que custa um pouco mais caro? Você pode aproveitar esse desejo de consumo pelos itens que não são sempre acessíveis aos bolsos dos consumidores na hora de precificá-los para a Black Friday.

“Geralmente, nesse dia os consumidores estão atrás de itens com maior valor agregado, essa é uma cultura da Black Friday”, explica Ricardo.

 

  1. Não abaixe o preço de todos os produtos

Não é só porque os clientes vão atrás dos produtos mais caros que também não levam os outros que não estão com desconto, principalmente, se eles já forem àqueles itens com preço acessível, como parafusos, pregos, cola Super Bonder etc. Por isso, de acordo com Ricardo, você não deve abaixar o valor de todos os produtos da sua loja.

“Deixe perto dos produtos em promoção itens complementares que estão com o valor normal”, explica Ricardo. Isso dá margem para aumentar a cesta de produtos que seu cliente vai comprar no final.

 

  1. Não confunda Black Friday com queima de estoque de produtos parados

“Black Friday não é queima de estoque parado! Você pode até colocar em promoção alguns itens que estavam parados, mas eles não devem ser o chamariz da sua estratégia”, indica o empresário.

Segundo Adachi, esse é um dos principais erros dos lojistas, pois eles aproveitam essa oportunidade para colocar toda a linha de produtos parados em promoção. “Essa estratégia desperdiça todo o investimento que o lojista fez em marketing para a Black Friday, pois se esses produtos estão parados significa que eles não têm tanto apelo e atratividade”.

 

Conheça quais são os termos utilizados no merchandising para lojas do varejo:

https://www.mapadaobra.com.br/gestao/entenda-alguns-termos-usados-em-merchandising/

 

 

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