Publicado por Carla Rocha em 16/06/2021Argamassa estabilizada: tipos de usos e benefícios
A argamassa estabilizada da Engemix garante o volume solicitado e é um produto ambientalmente correto, colaborando para a limpeza no canteiro de obras.Créditos: Divulgação/Engemix

Argamassa estabilizada: tipos de usos e benefícios

Maior agilidade e eficiência para os processos realizados dentro do canteiro de obras

Você confere:

  • Tecnologia e inovação;
  • Composição da argamassa;
  • Indicações de uso na obra;
  • Produtividade e sustentabilidade;
  • Argamassa estabilizada da Engemix.

A argamassa estabilizada ainda é uma tecnologia recente que vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Portanto, é considerada uma inovação tecnológica possibilitando, de forma geral, maior agilidade e eficiência para os processos realizados dentro do canteiro de obras. Isso, pois, dentre outros aspectos, aperfeiçoa os processos de preparo e estocagem quando se compara às argamassas “comuns”, por exemplo.

A ABNT NBR 13.529 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas — Terminologia, define argamassa industrializada como: “argamassa proveniente de processo controlado e dosagem precisa, em instalação industrial, fornecida embalada ou a granel”. “A argamassa estabilizada é uma argamassa dosada em central úmida e pronta para uso, ou seja, trata-se de uma argamassa industrializada”, ressalta Larissa R. G. J. de OIiveira Flaifel, docente do curso de engenharia da Universidade São Judas Tadeu (USJT). Dependendo de sua composição, a argamassa estabilizada mantém-se estável e utilizável durante 24, 36 e até 72 horas.

Indicações para a utilização da argamassa dosada em central

Ainda de acordo com a docente, o uso e a aplicação da argamassa estabilizada pode necessitar de um período maior entre o lançamento na parede e o corte e desempenho, pois, seu comportamento depende da perda de umidade. “Embora existam algumas diferenças entre as argamassas comum e estabilizada, esta possui um comportamento bastante similar ao das argamassas tradicionais”, destaca. A argamassa estabilizada pode ser aplicada em revestimentos interno, externo, contrapisos e até aplicações de cunho estrutural. A única ressalva quanto a sua aplicação é quanto:

·         aplicações em camadas espessas;

·         substratos de baixa absorção e com temperaturas mais baixas.

Alguns estudos recentes indicam que a argamassa estabilizada tende a apresentar um melhor comportamento em relação ao índice de consistência por possuir uma melhor fluidez em relação à argamassa convencional. Uma maior fluidez indica também uma melhor trabalhabilidade. “Assim como em relação à produtividade: a argamassa dosada em central (estabilizada) mostrou-se, em alguns casos, mais produtiva quando comparada à argamassa confeccionada in loco”, complementa.

Produtividade e sustentabilidade com a argamassa estabilizada

A diferença entre a argamassa estabilizada e a comum consta principalmente no que tange à logística em obra. Isso porque, no caso da argamassa estabilizada, deve ser liberado previamente um local para armazenamento do produto e este deve estar nivelado e dar acesso para o caminhão-betoneira chegar até as caixas, que devem estar em altura e distância adequada para a descarga. “As caixas que receberão este tipo de argamassa devem estar limpas e isentas de argamassas e/ou de quaisquer outros materiais”, orienta. Deve-se ainda adicionar uma lâmina de água de aproximadamente 2 cm sobre a argamassa. A argamassa estabilizada Engemix é produzida com aditivos especiais de última geração que garantem a aplicabilidade durante 36h e já vem pronta para uso. Com centrais de produção e tecnologia nos traços diferenciados, controle rigoroso de qualidade, suporte técnico e com uma equipe altamente qualificada e presente nas obras.

A argamassa estabilizada da Engemix garante o volume solicitado, o que acaba tornando o produto ambientalmente correto, colabora para a limpeza no canteiro de obras, pois elimina a central de preparo de argamassas e estocagem de insumos, além de reduzir a perda de material na mistura e no transporte, minimizando os desperdícios, pois a distribuição é realizada de maneira simples, rápida e prática que é entregue às sextas-feiras e dura 72h, que é  a melhor opção indicada para que a obra tenha argamassa para trabalhar na segunda-feira cedo.. Indicada para diversas aplicações, como assentamento de vedação, revestimento interno e externo, contrapisos e assentamento estrutural.  Para saber mais sobre a argamassa estabilizada da Engemix ou fazer um orçamento, entre em contato através do formulário no site.

Sistema Matrix: uma forma de otimizar a produtividade

O correto para identificar os gargalos na produtividade em uma construção é comparar todo o processo de execução, e assim verificar alguns fatores que podem contribuir para ela, como a diferença na quantidade de pessoas trabalhando na obra, a necessidade ou não de utilização de equipamentos, como gruas e elevadores, pois isso acaba refletindo diretamente na redução de custos, a redução do tempo de obra e a menor incidência de fissuras sobre os acabamentos prontos – o que sempre gera reparos e mais custos, além é claro, de diminuir a produtividade por conta de retrabalhos.

A argamassa Matrix é um produto eficiente para quem deseja obter qualidade e produtividade nas obras. Denominada argamassa básica industrializada Matrix, além de apresentar a composição normal de argamassa básica (com areia, água e cimento), ela possui aditivos e todos os seus insumos são dosados de maneira controlada – o que aumenta a qualidade e homogeneidade da aplicação do produto. Indicada para aplicações de assentamento, chapisco, piso e preenchimento de alvenaria estrutural, as argamassas Matrix garantem não apenas a qualidade, mas também, economia de tempo e dinheiro.

Confira algumas vantagens e benefícios do sistema Matrix:

  •     Evita desperdícios de materiais em obra;
  •     Garante economia de tempo e dinheiro;
  •     Apresenta maior qualidade de materiais;
  •     Diminui a necessidade de utilização de equipamentos.

Para otimizar ainda mais todo esse processo, a Votorantim Cimentos buscou implementar um tipo de tecnologia inovadora que auxiliasse na aplicação dessa argamassa de alta qualidade, trata-se do Sistema Matrix. Esse sistema, presente no mercado há mais de 20 anos, armazena, mistura e bombeia a argamassa básica para qualquer andar de uma edificação. Além disso, em sua contratação já está englobado o silo, que é o sistema de bombeamento e um misturador especial.

O sistema Matrix da Engemix é uma ótima solução para quem deseja aumentar a produtividade em canteiro de obra, pois o sistema bombeado tem também desempenho superior e – além de apresentar melhor qualidade -, também necessita de menos mão de obra (e por isso custos menores) e não é necessário operar gruas e elevadores.

Confira também o Papo Construtivo especial sobre a argamassa estabilizada:

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X