
Uso da tecnologia na construção civil pode aumentar a produtividade
Aumentar a produtividade e eficiência com a ajuda da tecnologia na construção civil exige planejamento e investimento estratégico.
Toda construtora, ou pelo menos a grande maioria, tem como objetivo aumentar a produtividade nas obras a fim de diminuir custos e despesas, o que pode ser feito com maior investimento em tecnologia na construção civil. Se existe aumento da produtividade, existe também um aumento na eficiência dessa construtora.
Confundir produtividade com produção é um erro que muita gente pode cometer. Embora sejam termos parecidos, seus significados são diferentes. Produção é o resultado da atividade executada em uma empresa dentro de um período de tempo. Produtividade é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos tempo, dinheiro e mão de obra.
Tecnologia como aliada da produtividade na construção civil
A tecnologia na construção civil é uma aliada poderosa para empresas que desejam aumentar tanto a produtividade quanto a competitividade. Dessa forma, ferramentas como smartphones, internet, aplicativos, maquinários modernos, materiais inovadores e programas de capacitação impulsionam o desempenho da equipe e dos processos.
Em um setor em que prazos são cruciais para o sucesso de uma obra, o uso de recursos tecnológicos pode evitar atrasos, falhas de planejamento e problemas com qualificação da mão de obra. Além disso, é um diferencial competitivo na hora de conquistar novos clientes.
Principais tecnologias aplicadas à construção civil
Ninguém melhor que o gestor da empresa para saber quais as melhorias que precisam ser feitas com o objetivo de aumentar a produtividade. Após identificar essas urgências, é necessário planejar, investir e buscar as melhores opções de tecnologia disponíveis no mercado para o setor da construção civil.
Materiais
Terras soldadas, monoforte, lajes mistas, painéis de EPS e microconcreto de alto desempenho são algumas alternativas de materiais modernos e econômicos, que oferecem qualidade e praticidade para o trabalho e garantem maior tecnologia na construção civil.
O concreto autoadensável em obras de edificações, por exemplo, garante a melhoria de desempenho de materiais com ganho de produtividade e eficiência. De acordo com Yuri Borges Suzarte, consultor de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, “o método pode reduzir etapas posteriores da obra, reduzir também mão de obra e aumentar a produtividade no canteiro de obra”, explica. Esse material pode minimizar manifestações patológicas devido à má vibração e segregação do concreto, diminuindo a interferência humana no processo.
No caso do concreto autoadensável, é importante ressaltar também que deve ser concebido contemplando as características da obra, da densidade das armaduras e da aplicação a que ele destina. “Logo, a comunicação entre os influenciadores do processo (obra, projetistas, concreteiras e consultores) é fundamental para o sucesso da obra”, complementa, Suzarte.
Aparelhos digitais
O uso de smartphones, computadores e tablets permite organizar melhor informações referentes à obra, com possibilidades de edição de maneira mais prática e em qualquer lugar, o que torna o trabalho menos burocrático.
Na construção civil, uma iniciativa com pouco mais de um ano e meio, proposta pela startup ConstruCode, visa à implementação de identificação com o uso de QR Codes ao longo dos elementos da obra para identificação das características do projeto, dentro de plataformas digitais, como tablets e smartphones. De acordo com Diego Mendes, CEO da startup, a ideia é diminuir a quantidade de papéis em obra e também melhorar a dinamização das informações. Por exemplo, em um apartamento, onde será realizada a sala, deverão ser etiquetados os QR Codes do projeto da sala, com as instalações daquele local – isso facilitará o trabalho dos profissionais que atuarão naquela área especificamente.
O ConstruCode hoje está sendo utilizado em 51 obras da Bahia e a partir de março será comercializado. “Fomos finalistas em uma importante premiação e isso acabou despertando o olhar de investidores. Fizemos rodada de investimento e conseguimos R$ 200 mil para dar início ao negócio”, conta Mendes. “Essa tecnologia na construção civil torna a busca de informações de projetos mais rápida e completa dando uma maior praticidade, produtividade e minimizando os potenciais erros no canteiro”, afirma o especialista da Votorantim Cimentos.
Máquinas automatizadas
Realizam trabalhos com mais rapidez e eficiência, desde que haja um funcionário bem capacitado para manuseá-la. No caso dos sistemas de transporte vertical e projeção de argamassas de revestimento, por exemplo, um dos benefícios que se pode obter é a redução de custos, minimizando também impactos sobre a perda de qualidade durante o processo de transporte. “O sistema de projeção de argamassas garante uma maior energia de aplicação das argamassas, assegurando melhores resultados de aderência e reduzindo potenciais manifestações patológicas das argamassas de revestimento”, complementa Suzarte.
Aumento de produtividade e redução de custos com a mão de obra são dois ganhos do sistema. Porém, para que ele funcione corretamente, é preciso que a mão de obra seja capacitada e exista uma adequação das condições logísticas para uso do equipamento de projeção. A Votorantim Cimentos possui esse sistema de armazenamento de argamassas, transporte e projeção com alto nível de qualidade. Confira!
Vantagens da tecnologia na construção civil
Investir em materiais, maquinários ou recursos que aumentem a produtividade na construção pode ser vantajoso no curto, médio e longo prazo. O planejamento para empregar soluções que beneficiem a empresa é uma alternativa inteligente e segura. Veja abaixo algumas vantagens:
- redução no tempo da construção;
- padronização das atividades;
- redução do desperdício de materiais;
- diminuição de retrabalhos;
- menos prejuízos com funcionários que se machucam;
- funcionários treinados e capacitados;
- canteiro de obras bem planejado.
Fonte: Sebrae
Investir em tecnologia na construção civil deixou de ser uma opção e tornou-se uma necessidade para empresas que desejam se manter competitivas no mercado.
Com o uso de ferramentas inovadoras, materiais modernos e mão de obra qualificada, é possível alcançar maior produtividade, reduzir custos e entregar obras com mais qualidade e eficiência. O futuro do setor está diretamente ligado à capacidade de adaptação e inovação das construtoras.
Conheça o Sistema Matrix para preparo, transporte e aplicação de argamassa de grandes obras