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Publicado por Carla Rocha em 19/07/2021Tecnologias para o varejo de materiais: confira soluções para a loja
Uma alternativa para se destacar em um mercado tão concorrido é utilizar as novas tecnologias e suas mais variadas plataformas.Créditos: Shutterstock

Tecnologias para o varejo de materiais: confira soluções para a loja

Inovação é a melhor forma de garantir um relacionamento próximo com os clientes

A tecnologia tem se tornado essencial no dia a dia das pessoas, e com isso, ela se torna ainda mais importante para qualquer negócio de natureza comercial, como uma loja de materiais de construção. Em um cenário de pandemia mundial, a inovação se torna uma ferramenta extremamente poderosa que pode auxiliar a manter um relacionamento próximo com o consumidor mesmo com as portas fechadas através de ferramentas integradas a novas tecnologias para o varejo de materiais.

Para Karina Coelho, head de Customer Success na Pontaltech, uma alternativa para se destacar em um mercado tão concorrido é utilizar as novas tecnologias e suas mais variadas plataformas para criar canais online que permitam uma comunicação mais ágil e veloz com os consumidores, que estão cada vez mais exigentes e atentos a tudo o que acontece no universo digital. Além dos meios mais comuns, como as redes sociais, alguns grandes marketplaces da construção estão apostando em grandes avanços como os bots – os famosos robôs usados, em sua maioria, para otimizar e promover maior assertividade ao processo de atendimento eletrônico ao cliente. “Nesse quesito, a comunicação é a peça fundamental para garantir um bom relacionamento com os clientes”, aponta.

Confira cinco soluções para a sua loja de materiais

Não há dúvidas de que a tecnologia é a melhor ferramenta para garantir um relacionamento próximo com os clientes. Contudo, é importante ressaltar que ela não deve ser uma estratégia isolada para essa finalidade. “Quando utilizada em conjunto, essa versatilidade proporciona uma maior abrangência, uma comunicação fluida e direta entre as partes e, principalmente, a possibilidade de ouvir as opiniões dos clientes sobre seus produtos e serviços”, ressalta. O também feedback tanto de funcionários quanto de clientes é uma excelente ferramenta para que seja possível analisar o que está dando certo e o que pode ser aperfeiçoado. Veja abaixo algumas soluções para a sua loja:

  • Soluções integradas de voz

Com esse serviço é possível identificar a necessidade do consumidor, responder perguntas e tirar dúvidas ou fornecer informações relacionadas aos produtos sem a necessidade do operador humano.

  • SMS ou WhatsApp

Para encaminhar mensagens de divulgação de campanhas ou de atualizações e realizar um atendimento personalizado para o consumidor através de mensagens automáticas no celular.

  • E-mail

É utilizado para enviar para a base de contatos da loja campanhas, promoções e novidades sobre os produtos para mantê-los sempre atualizados através de e-mails periódicos.

  • Chatbots

Chatbot é um programa de computador que tenta simular e prever as respostas de um ser humano durante uma conversação. É muito utilizado nas redes sociais como o Facebook, por exemplo.

O consumidor no centro do negócio

Em conjunto com essas ferramentas, as empresas devem investir em um time capacitado que entenda quem são seus clientes, suas dores, preferências e necessidades. “O Customer Centricity, do inglês “cliente no centro”, mostra ao cliente que ele é importante para sua empresa e que o seu sucesso depende do sucesso dele”, orienta.  Se o seu negócio está enfrentando dificuldades em manter um relacionamento próximo com os consumidores devido às consequências da pandemia, a grande dica é buscar se manter à disposição por meio das mais diversas plataformas on-line.

É muito importante personalizar o atendimento ao público. Para isso, é preciso contratar profissionais apaixonados e apaixonantes e, com isso, criar um relacionamento cada vez mais próximo com o seu cliente. “Precisamos de um senso de urgência em meio a este cenário, mas acima de tudo, precisamos ser únicos e muito eficientes”, finaliza.

Confira também as estratégias de comunicação de vendas para a sua loja: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/comunicacao-vendas/

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