Pavimento rÃgido: solução para corredores de ônibus
O pavimento rÃgido é uma alternativa para o problema dos corredores de ônibus, pelo custo competitivo e alta durabilidade, com mÃnimo de manutenção
Os principais tipos de pavimentação utilizados nas vias das cidades são o pavimento flexÃvel de asfalto, construÃdos na maioria das ruas e avenidas, e o pavimento rÃgido, eventualmente encontrado em corredores de ônibus e vias de circulação rápida e com tráfego intenso e repetitivo de veÃculos mais pesados.
Corredores de ônibus esburacados
A modernização dos sistemas de transporte coletivo é uma necessidade latente, mas também é urgente que se resolva a questão da pavimentação das vias utilizadas por esse sistema. A circulação dos ônibus nos dois sentidos em grandes avenidas e ruas ocasiona excesso de carga pesada repetidas vezes em um mesmo local.
O problema está tanto no peso dos veÃculos e suas frenagens quanto no volume de viagens realizadas. Além disso, existem outros agravantes que contribuem para o desgaste mais rápido do asfalto, como as altas temperaturas e as vias com curvas acentuadas e muito Ãngremes.
Pavimento rÃgido pode ser uma solução
O pavimento de concreto é uma alternativa adequada para o problema dos corredores de ônibus, devido ao custo competitivo, resistência e alta durabilidade do material, sendo necessário o mÃnimo de manutenção.
O Brasil foi um dos primeiros paÃses a utilizar o pavimento de concreto já no inÃcio do século XX. Seu uso foi intensificado até a década de 1970, diminuindo a partir daà por problemas de conjuntura econômica e financeira.
Nos anos 90, o produto voltou a ser utilizado por garantir durabilidade e economia à s gestões públicas. A mudança ocorrida nos últimos anos foi a forma de execução da pavimentação, que adotou técnicas modernas que garantem a excelência no conforto de rolamento, como se vê em outros paÃses.
Exemplos de pavimento rÃgido em corredores de ônibus no Brasil
O pavimento rÃgido está nos principais corredores de ônibus de Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Também faz parte da história das avenidas e da orla da praia de Boa Viagem, no Recife; está na Linha Verde, de Curitiba; na EPTV, de BrasÃlia, e em grandes obras como a BR101-NE e o Rodoanel Mario Covas, de São Paulo.
Em São Paulo, o corredor da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) São Mateus – Jabaquara contém pavimento de concreto em toda sua extensão, desde meados dos anos 1980.
O pavimento rÃgido foi escolhido por ter a vantagem de um melhor desempenho ao longo dos anos, tanto na conservação dos veÃculos quanto das vias. As manutenções preventivas e corretivas são reduzidas drasticamente quando a opção é pelo pavimento rÃgido de concreto, se comparado com outro tipo de pavimento, mais superficial. Por este motivo a EMTU-SP adotou a aplicação do pavimento de concreto em todos seus corredores de ônibus do tipo exclusivos ou segregados.
Esta escolha se confirma, uma vez que os Ãndices operacionais e de confiabilidade do sistema vêm cumprindo adequadamente as funções para as quais foram projetadas, atingindo todas as metas de desempenho esperadas ao longo dos anos.
Especialistas apontam que o tempo mÃnimo para manutenção corretiva em um pavimento de concreto é em torno de 20 anos, enquanto a vida útil do pavimento flexÃvel é de seis anos.
A escolha pelo tipo de pavimento de concreto também é impulsionada pelas concessões à iniciativa privada dos corredores de ônibus e estradas, que adotam o uso do pavimento de concreto para tornar o empreendimento economicamente mais viável.
Vantagens do pavimento de concreto
- Não promove aquaplanagem, mantendo a superfÃcie seca e drenada;
- Melhor visibilidade por reflexão, economizando 30% nos gastos de iluminação pública;
- Menor custo operacional dos veÃculos (suspensão, freios e pneumáticos);
- Maior durabilidade com pouca manutenção, comparado ao pavimento flexÃvel;
- Não sofre deformação plástica, buracos e trilhas de rodas;
- Não sofre deformação na frenagem e aceleração;
- Não sofre ataque de substâncias derivadas do petróleo;
- Economia de combustÃvel na ordem de 20% em ônibus e caminhões carregados;
- Redução de até 14ºC na temperatura de superfÃcie do pavimento;
- Conforto de rolamento;
- Custo de construção competitivo ao longo de sua vida útil, comparado ao sistema flexÃvel.
Tipos de pavimento rÃgido
- Concreto simples;
- Concreto simples com barras de transferência;
- Concreto com armadura distribuÃda descontÃnua sem função estrutural;
- Concreto com armadura contÃnua sem função estrutural;
- Concreto continuamente armado;
- Concreto estruturalmente armado;
- Concreto protendido.
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