Publicado em 31/03/2016Whitetopping recupera pavimentos asfálticos com mais durabilidade
Novo tipo de cobertura à base de concreto evita aparecimento de novos buracos

Whitetopping recupera pavimentos asfálticos com mais durabilidade

Pavimentos asfálticos podem ser recapeados com Whitetopping “cobertura branca” de concreto

É muito tráfego nas ruas, com aumento gigantesco do número de veículos e aumento de carga por eixo, que trazem às cidades, grandes e pequenas, o desafio de manter um trabalho constante de reparar, recuperar ou substituir as camadas esburacadas de asfalto nas vias públicas. Por outro lado, muitas prefeituras ainda não utilizam o whitetopping e fazem uso de técnicas que remontam há meio século: normalmente, buracos no asfalto são tratados com mais asfalto, o que, em pouco tempo, não se mostra suficiente, dando lugar a novos buracos.

O problema, no entanto, não é só de tráfego, mas suas consequências dizem respeito à segurança do usuário, à manutenção dos automóveis, que também se deterioram mais rápido, e à própria economia, num país de cultura rodoviária, onde grande parte da produção (agrícola e industrial) escoa pelas estradas, do campo ou da fábrica, até centros de consumo e portos de exportação.

Assim, é preciso partir para técnicas mais modernas, efetivas, sustentáveis e que reduzam o volume de manutenção das ruas no curto e médio prazos. O whitetopping (cobertura branca) é um concreto à base de cimento que promete revolucionar a ideia de que a recuperação de pavimentos só pode ser feita com materiais da mesma natureza da mistura pré-existente.

O engenheiro Marcos Dutra de Carvalho, coordenador do Núcleo de Pavimentação da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), explica que o termo whitetopping se refere à execução direta de camada de pavimento de concreto, de cor cinza clara, com função de base e de revestimento, sobre camada asfáltica de cor escura. O whitetopping é “encaixado” com fresagem ou com a remoção parcial da mistura asfáltica, a partir do uso de equipamentos de pequeno porte (réguas vibratórias e vibradores de imersão). A vantagem é que, com essa nova cobertura, camadas inferiores do pavimento ficam sujeitas a esforços muito reduzidos, o que garante preservação e maior durabilidade de ruas e corredores de ônibus.

Além de ser mais econômica, com menores custos de manutenção (dispensa reforços estruturais periódicos, e é mais resistente), a solução em concreto reaproveita toda a infraestrutura do pavimento de asfalto, além de fazer uso de uma tecnologia que construtores brasileiros conhecem muito bem. O whitetopping também aumenta a segurança e o conforto nas estradas, já que ranhuras superficiais produzidas aumentam a aderência dos pneus, evitando aquaplanagens e reduzindo a distância necessária para frenagem.

Sua execução é regida por procedimentos normatizados, conforme norma do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (DNIT- 068/2004 – Pavimento Rígido – Execução de camada superposta de concreto do tipo whitetopping por meio mecânico – Especificação de Serviço).

Como fazer

De acordo com a ABCP, o método de execução do whitetopping dependerá do equipamento utilizado e da logística da obra. Para obras rodoviárias ou urbanas, como corredores de ônibus, equipamentos de grande porte (vibroacabadoras de fôrmas deslizantes) aumentam a produtividade para até um quilômetro por dia. Mas poderão ser usadas também acabadoras de fôrmas fixas, de cilindro giratório ou réguas vibratórias – todas de produtividade menor.

O melhor concreto será aquele produzido em usinas dosadoras e misturadoras, fornecido em caminhões basculantes, e as etapas de execução são as mesmas dos pavimentos comuns de concreto:

– Preparo de fundação (subleito e sub-base);

– Assentamento das linhas-guias, para vibroacabadoras de fôrmas deslizantes, ou de fôrmas metálicas fixas, para acabadoras de cilindro giratório ou de réguas vibratórias;

– Colocação das barras de transferência e de ligação;

– Lançamento, espalhamento, adensamento e acabamento do concreto;

– Texturização superficial (ranhuras);

– Cura e proteção do pavimento acabado;

– Serragem e selagem das juntas.

Entenda a importância e capacidade dos pavimentos permeáveis de concreto!

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