Painéis solares: veja como funciona a instalação
Aprenda como instalar painéis solares e conheça suas vantagens, os tipos disponíveis e os materiais necessários nesse processo.
A instalação de painéis solares tem se tornado uma tendência necessária, já que permite aproveitar a energia do sol de forma limpa e sustentável.
Entender seu funcionamento, os tipos existentes, os custos e suas vantagens é um diferencial para quem está pensando em investir nessa solução.
Neste artigo, explicamos tudo sobre painéis solares e trazemos detalhes sobre como instalá-los, com um passo a passo prático. Confira!
O que são e como funcionam os painéis solares?
O painel solar é um dispositivo para a geração de energia fotovoltaica. Ele é feito por células fotovoltaicas e materiais semicondutores, principalmente o silício, os quais captam a luz do sol e a transformam em eletricidade.
Esse processo ocorre quando os fótons (partículas que compõem a luz) incidem sobre as células fotovoltaicas, o que provoca a liberação de alguns elétrons ao redor dos átomos. Então, eles se movimentam para a região da célula de silício com deficiência de elétrons, o que gera uma corrente elétrica.
Assim, os módulos do painel captam a radiação solar e a convertem em energia na forma de corrente contínua. Para que essa corrente se torne alternada, é necessário o uso de um inversor ou de um conjunto de inversores.
Essa conversão permite o uso da energia tanto para autoconsumo na rede interna do usuário quanto para injeção na rede elétrica.
Como funciona a instalação de painéis solares?
Quatro componentes são essenciais para o funcionamento de uma instalação fotovoltaica.
- Painel solar: combinação dos módulos fotovoltaicos conectados para alcançar a potência máxima prevista para a instalação.
- Fiação e quadro elétrico: localizado entre os módulos, entre o campo do painel e o inversor e entre o inversor e o ponto de ligação à rede elétrica.
- Inversor: estabelece a potência nominal do sistema e converte em alternada a corrente contínua realizada pelos módulos, para ser incorporada à rede elétrica.
- Monitoramento: avalia o funcionamento dos principais componentes da instalação solar, permitindo a identificação de falhas, a análise de desempenho e outras funções similares.
Além disso, os principais materiais que compõem um painel solar são:
- vidro fotovoltaico;
- célula fotovoltaica;
- backsheet;
- PV – Junction Box;
- EVA (filme encapsulante para painel solar).
Tipos de painel solar
Conheça opções disponíveis no mercado para a instalação de painéis solares.
Painel solar de silício monocristalino
Os painéis solares de silício monocristalino (mono-Si) podem ser identificados devido à sua cor uniforme, que indica alta pureza de silício, e seus cantos geralmente arredondados.
Os mono-Si são fabricados a partir de um único cristal de silício puro (lingotes cilíndricos de silício), cortado em lâminas finas semelhantes a “salames”.
Painel solar de silício policristalino
Assim como os monocristalinos, os painéis policristalinos também utilizam o silício como base, mas a diferença está no processo de fundição.
No caso do silício policristalino, os cristais de silício são unidos em um bloco, que resulta na formação de múltiplos cristais (daí o nome policristalino). Quando esse bloco é cortado e fatiado, a estrutura com vários cristais é visível.
Painel solar de silício amorfo
Devido à baixa eficiência na produção de energia elétrica, as células de silício amorfo ficavam mais restritas a aplicações de pequena escala.
Contudo, inovações recentes têm possibilitado seu uso também em grandes aplicações, como nos painéis solares de silício amorfo (a-Si).
A partir de uma técnica chamada de “empilhamento”, é possível combinar várias camadas de células de silício amorfo, resultando em uma eficiência maior (entre 6% e 9%, em geral).
Essa abordagem usa apenas 1% da quantidade de silício necessária para células de silício cristalino.
Como instalar painéis solares?
Confira os principais passos que devem ser seguidos para a instalação desses dispositivos.
Faça o orçamento do projeto
Nessa primeira etapa, vale a pena simular as especificações técnicas de uma instalação de painéis solares no seu projeto.
Busque um simulador de energia solar relacionado com a empresa que será contratada e realize os cálculos de consumo de energia em quilowatt-hora (kWh). Isso irá determinar o número de painéis solares e o dimensionamento necessários.
Normalmente, os painéis solares são comprados em lojas especializadas em equipamentos de energia renovável, fornecedores de materiais elétricos ou diretamente com fabricantes ou distribuidores de sistemas fotovoltaicos.
Prepare o local da instalação
Após orçar e definir todos os detalhes para a instalação, prepare o local que receberá os painéis solares conforme o layout planejado para o sistema.
Instale suportes, trilhos e painéis
As telhas devem ser removidas nos locais especificados pelo layout, já que os suportes do painel são fixados nesses pontos, formando a base.
Depois, os trilhos são projetados para se ajustar aos suportes, criando uma superfície adequada para a instalação final dos painéis.
Conecte o painel solar ao inversor
Essa é a última parte da instalação e deve ser realizada exclusivamente por um eletricista para a emenda de fios.
E não se esqueça: para garantir que cada etapa seja realizada com precisão, escolha sempre uma empresa especializada e prefira materiais certificados e de qualidade.
A instalação de painéis solares é uma excelente alternativa para quem busca eficiência energética e sustentabilidade. Ao investir em energia solar, você não apenas reduz seus custos com eletricidade como contribui para um futuro mais verde e responsável.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por: