Publicado por Votorantim Cimentos em 09/05/2022Energia fotovoltaica: entenda o potencial desse sistema
Painel FotovoltaicoCréditos: Shutterstock

Energia fotovoltaica: entenda o potencial desse sistema

No Brasil, existe um grande potencial para estabelecimento de um plano de energia solar.

De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), nos últimos três anos, a geração de energia fotovoltaica por meio de painéis instalados nos telhados de edificações residenciais aumentou 2.000%. O representante do governo também disse que no mesmo período houve aumento de 200% na geração desse tipo de energia em usinas solares. 

Segundo Sérgio Martins de Oliveira, Diretor Técnico da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), a energia solar é indicada para todos os tipos de clientes, exemplificando: residenciais, comerciais, industriais, poder público, hospitais, rural e até em locais isolados. “Além disso, ela é uma excelente opção para economia na conta de energia, além de ser uma energia alternativa, renovável e limpa, contribuindo para a redução da emissão de carbono (gases de efeito estufa)”, ressalta. 

A instalação do sistema fotovoltaico pode ser executada de forma bem simples, não implicando necessariamente grandes reformas ou intervenções invasivas. No entanto, antes de iniciar qualquer obra, deve-se atentar-se para um fator importante que é a necessidade da aprovação do projeto por parte da distribuidora de energia responsável na localidade da mesma.

Crescimento da energia fotovoltaica no Brasil 

No Brasil, existe um grande potencial para estabelecimento de um plano de energia solar, por conta de sua grande incidência em raios solares, que favorece a produção de energia dentro deste sistema, o que gera uma economia de até 95% na conta de luz. Atualmente, o país ocupa o 14º lugar do ranking. Ainda de acordo com o representante da ABESCO, os 14 primeiros possuem parque de geração atual em torno de 620 GW instalados. “A importância para o setor produtivo e também para a população, é que se investe em energia limpa e durável, com a possibilidade de se efetuar um investimento com retorno a curto e médio prazo.  Os projetos podem ser financiados em sua totalidade”, salienta. 

Nos últimos dois anos, o crescimento foi de mais 300%, chegando a 5% da capacidade de geração elétrica do país, correspondendo a 8550 MW de potência instalada, segundo dados divulgados recentemente no portal oficial do Governo Federal. Para se ter uma ideia do potencial de geração solar no território brasileiro, o local do Brasil onde se tem o lugar menos ensolarado, possui uma incidência solar 40% superior em comparação à Alemanha, a qual possui um parque de geração solar de 54000 MW (4º lugar no ranking mundial), que foi capaz de gerar 43 TWh com energia solar (Fonte: IRENA 2021). 

Com a participação da energia solar nos programas de eficiência energética, as Escos filiadas à ABESCO estão ampliando o uso de energia solar, utilizando para isso as chamadas públicas e também projetos negociados diretamente com os consumidores em geral. A ESCO utiliza sua expertise no projeto de eficiência energética, incluindo a energia solar como parte integrante, buscando a otimização dos custos, trazendo sempre melhores resultados. “Os projetos agrupados de EE (Eficiência Energética) e Energia Solar, proporcionam o uso otimizado do sistema elétrico nacional existente, evitando o investimento em novas usinas, linhas transmissão e distribuição”, complementa. 

A energia solar pode ser utilizada em residências, comércios, indústrias, em áreas rurais e locais de difícil acesso, sem possibilidade de conexão à rede de distribuição de energia. A instalação pode ser executada em coberturas (telhados), solo, garagens solares, sobre a superfície da água em lagos, reservatórios e oceanos. Os sistemas solares podem ser conectados à rede (on grid) ou não (off grid). A utilização de sistemas de microgeração de energia, como o painel fotovoltaico, gera um enorme benefício não só para empresas, mas também para pessoas físicas que ganham autonomia para gerar a sua própria energia em sua residência e repassar o excedente produzido para a rede pública de distribuição gerando um abatimento de consumo no futuro. 

Quer saber como é feita a instalação? Confira aqui em nossa matéria especial: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/paineis-solares-fotovoltaico/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X