
Como os móveis podem auxiliar na organização dos espaços
É fundamental contar com bons profissionais para elaborar um planejamento
Nos últimos meses, as pessoas passaram mais tempo em casa e com isso se tornaram cada vez mais conscientes da importância desses ambientes para a sua rotina e como uma adequação necessária e a organização dos espaços pode melhorar a qualidade de vida dos moradores, principalmente, quando existe uma falta de espaço ou quando é preciso elaborar um local adequado para a realização das tarefas que antes eram realizadas em um escritório, mas agora estão sendo praticadas em regime de home office, por conta do longo período em isolamento devido à pandemia que trouxe novos modelos de negócios e a necessidade de adaptação para muitas famílias.
De acordo com a Profa. Keli Garcia Alexandruk, mestre em Arquitetura e Urbanismo, do curso de Arquitetura e Urbanismo UNINOVE, o primeiro passo para adaptar os espaços é avaliar os recursos que já existem e verificar como podem ser adaptados. O segundo passo é a contratação de um profissional que pode auxiliar a escolher os melhores recursos sem gastar muito. O uso do mobiliário de maneira correta pode auxiliar muito nesse processo. “O uso de uma cama baú, cama com cabeceira baú ou cama com gavetões, por exemplo, é uma opção muito interessante para guardar cobertores, toalhas, roupa de cama e travesseiros, liberando espaço nos armários”, ressalta. Confira abaixo algumas dicas de como usar os móveis para melhorar e organizar os espaços residenciais:
- Nichos e prateleiras, além de organizarem, compõem esteticamente o ambiente.
- Guarda-roupa com portas de correr e espelho amplia tanto o espaço como fornece a sensação de amplitude.
- Sofá com braços mais estreitos e não retrateis libera espaço na sala e permite a utilização de mesas de apoio lateral.
- Mesinha de centro ou apoios para os pés, com armazenamento interno são boas escolhas para guardar revistas e brinquedos, limpando visualmente os espaços.
- Mesa com lugares necessários às refeições mais frequentes, por exemplo, substituir uma mesa de 6 lugares por uma de 4 lugares extensível, libera espaço para outros móveis ou amplia a circulação.
- O uso de espelhos é um recurso interessante para criar a sensação de amplitude, além de refletir e ampliar a luminosidade do ambiente. Uma dica é posicionar o espelho em frente a uma fonte de luz natural, com uma janela.
- O revestimento de piso também pode ser usado para ampliar a sensação de espaço, pisos claros e alongados devem ser colocados no sentido que se pretende ampliar.
- Ambientes bem iluminados ampliam a sensação de espaço, invista em pendentes, abajures e luminárias de piso.
- Portas de correr ou portas camarão, tanto em móveis como em vãos de passagem, ajudam a ampliar as circulações.
Além disso, na busca por deixar o ambiente, principalmente casas e apartamentos, com uma personalidade própria e que combine com as características e necessidades dos moradores, muitas pessoas acabam optando pela contratação de empresas que realizem projetos de móveis planejados. Porém, para isso, é fundamental contar com bons profissionais que tenham a capacidade de auxiliar na elaboração de um bom planejamento.
Isso o morador pode conseguir também com a consultoria de um designer de interiores ou um arquiteto com especialização em interiores, desta forma, este profissional fará um estudo completo dos desafios de cada espaço e como eles podem ser adaptados para o momento atual que os moradores estão vivendo a fim de adequar os móveis às necessidades. “Nesse ponto, os móveis planejados fazem toda a diferença, pois auxiliam na distribuição adequada, ajudando na ampliação dos ambientes e também a utilizar da melhor forma os espaços”, complementa.
Confira também algumas dicas econômicas para inovar na decoração: https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/inovar-decoracao-2021/