Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 29/04/2021Confira quatro dicas econômicas para inovar na decoração
Para quem deseja apenas fazer algumas alterações simples, um profissional da obra de confiança ou até mesmo o lojista de uma loja de materiais de construção, podem indicar o melhor caminho.Créditos: Shutterstock

Confira quatro dicas econômicas para inovar na decoração

Busca para melhorias sem gastar muito se tornou prioridade para muitos brasileiros

Você confere:

  • A importância de renovar os espaços por conta da pandemia e do home office;
  • Etapas para a reforma de uma casa;
  • Qualidade de materiais e equipamentos de segurança;
  • Quatro dicas econômicas para renovar os ambientes.

Renovar cômodos pequenos é sempre um desafio que exige também alguns cuidados especiais, como a execução de um projeto arquitetônico que, geralmente, deve ser elaborado por um profissional qualificado e bem preparado para que a obra saia de acordo com as premissas e necessidades do consumidor final. Para garantir que tudo saia de acordo com o planejado, é importante entender todas as etapas de reforma de casa, além de estar atento a três pontos principais: planejamento; projeto e custos da obra. Para quem deseja apenas fazer algumas alterações simples, um profissional da obra de confiança ou até mesmo o lojista de uma loja de materiais de construção, podem indicar o melhor caminho e também os melhores produtos.

De acordo com a arquiteta e designer de interiores, Erika Rossi, cada item decorativo exige uma forma de manutenção, assim, a limpeza rotineira e específica é a melhor opção para manutenção e pouco gasto. “Para evitar futuros problemas e surpresas ao terminar o serviço, é importante ter ao menos um pouco de conhecimento sobre o tema e também garantir que o serviço será realizado utilizando materiais específicos e de qualidade”, ressalta. Também é importante atentar-se para a preparação correta do local de aplicação e também a utilização dos acessórios necessários para realizar uma boa execução, principalmente, os Equipamentos de Proteção Individuais (EPI’s).

Além disso, separamos abaixo também algumas dicas para implementar mudanças simples em sua casa sem gastar muito. São dicas econômicas para decoração de casa a fim de tornar os ambientes cada vez mais agradáveis, aconchegantes e confortáveis para os seus moradores.

Dica 1: Renovar a pintura de paredes

Outra forma de renovar os ambientes de maneira rápida e sem gastar muito é investir na pintura de paredeque apesar de parecer um serviço muito fácil, se não for bem executada, o resultado pode não ser o esperado. Por isso, a melhor opção é utilizar um tom intermediário ao da cor escolhida e apostar em móveis mais escuros para dar o peso visual desejado sem diminuir visualmente o espaço.

Dica 2: Papel de parede e revestimentos 3D

O revestimento 3D está ganhando cada vez mais destaque no segmento de decoração e design de interiores, pois apresenta grande versatilidade para a decoração de casas e apartamentos, podendo ser aplicado tanto em espaços internos quanto externos. Além disso, possui uma volumetria que causa uma impressão de que saltam da parede, ou seja, que acompanha uma tendência de realidade virtual muito comum nas imagens digitais. Para quem não possui condições de dispender de um alto valor para realizar o revestimento 3D, uma ótima alternativa para substituir é utilizar papeis de parede que possuem um custo menor, mas que proporcionam uma nova perspectiva para o ambiente, alguns até “imitam” o design dos revestimentos 3D.

Dica 3: Aplicação de cimento queimado

O cimento queimado tem se tornado muito popular na decoração de ambientes, pois é uma dica simples e prática que pode ser aplicada de forma rápida em qualquer ambiente para torná-lo mais moderno e elegante. Um dos principais motivos que tornou o cimento queimado tão popular foi devido ao seu excelente custo-benefício, pois utiliza-se apenas dois materiais para realizá-lo: areia e cimento. Além de ser um produto de custo relativamente baixo para ser executado, o cimento queimado também é uma excelente alternativa para quem quer inovar sem gastar muito.

Dica 4: Renovar ou trocar o rejunte antigo

Os rejuntes sofrem com o passar do tempo e estão sujeitos a agressões climáticas, como chuvas e mudanças de temperatura, que causam dilatações e deformações tanto nas peças de revestimento quanto na argamassa de rejuntamento. Se o caso for apenas de trocar rejunte, a reparação é serviço simples, porém, requer cuidado na hora da troca. Para remover o rejunte antigo existem algumas opções: a serra circular manual é uma delas, mas pode danificar o revestimento ou mesmo tubulações hidráulicas que passam pela superfície revestida. Outra opção, e a mais recomendada, é utilizar um raspador com lâmina de tungstênio. Mesmo sendo uma solução mais segura, são necessários certos cuidados para evitar riscos sobre as placas cerâmicas do revestimento. Confira aqui o passo a passo.

Quer dicas para decorar o seu banheiro pequeno? Clique aqui e confira: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/banheiro-pequeno/

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X