
O papel das treliças na sustentação de telhados
As treliças são aliadas da construção civil para diminuir riscos e distribuir o peso de estruturas.
No setor da construção civil, conhecer diferentes técnicas, peças e materiais ajuda a elaborar projetos mais diversos e que se adequam às necessidades reais dos clientes.
As treliças são um exemplo disso: quando bem estudadas e aplicadas, essas peças fazem toda a diferença na sustentação de estruturas, como telhados e lajes, oferecendo maior estabilidade e permitindo distribuir melhor os pesos.
Dessa forma, elas podem prevenir danos na superfície das construções e garantir maior proteção para as obras.
Saiba mais sobre o papel das treliças, seus principais tipos e as vantagens da aplicação dessas peças.
O que são treliças?
As treliças são uma composição de barras entrelaçadas, que formam uma espécie de nó. Elas funcionam como um suporte adicional para a distribuição de tensões, garantindo estruturas mais sólidas e resistentes a determinadas cargas.
Por serem leves e versáteis, essas peças possuem diversas aplicações. Lajes e telhados são as mais comuns, mas também podem ser utilizadas em janelas, portas, pontes, torres e, até mesmo, como decoração.
O uso das treliças na construção civil é regulamentado por normas técnicas, como a NBR 6123 (Forças devidas ao vento em edificações), a NBR 7190 (Projeto de estruturas de madeira) e a NBR 8800 (Projeto de estruturas de aço e mistas de aço e concreto).
Para que servem as treliças?
As treliças são grandes aliadas da construção civil. Em geral, são usadas como um mecanismo de segurança e resistência em projetos, já que suportam altas cargas e diminuem os riscos de deformidades nas estruturas.
São peças construídas com um bom olhar sobre as leis da física, a fim de reduzir pontos de tensão, melhorar a distribuição de peso e trazer maior proteção estrutural.
Quais são os tipos de treliças?
É possível encontrar treliças de diversos materiais, como madeira, aço e plástico. As peças metálicas, por exemplo, são mais recomendadas para grandes estruturas, enquanto as de madeira são ótimas para residências, por serem econômicas e de fácil manutenção.
Como as treliças são feitas com emaranhados de barras, uma dica interessante é testar diferentes combinações de nós.
Confira os principais tipos de treliças:
Pratt
No estilo Pratt, as barras da treliça se direcionam para o centro da estrutura. A peça possui diagonais que suportam as cargas que incidem verticalmente sobre a superfície.
Howe
Já a treliça Howe é voltada para cima e as barras vão do centro para as pontas. Por isso, costuma ser aplicada em telhados e pontes.
Arren
A treliça Arren pode ser produzida em diferentes materiais e faz combinações de barras e nós em formato de triângulos, melhorando a distribuição de forças.
Por que usar treliças no telhado?
Conheça os principais benefícios de investir nas treliças para compor a estrutura de telhados:
- aumento da resistência e da durabilidade do telhado;
- economia com o material do telhado, sem comprometer sua segurança;
- custo-benefício das próprias treliças, que podem ser feitas de materiais econômicos;
- melhor distribuição de peso, já que as peças não deixam que ele se concentre em poucos pontos da estrutura;
- cobertura de lugares maiores sem pilares internos, otimizando espaços de grandes vãos.
Como escolher a treliça ideal?
A escolha da treliça ideal envolve a análise das características do projeto e do peso da estrutura. A partir disso, é possível selecionar os materiais adequados e o melhor modelo.
Além disso, vale a pena considerar outros fatores, como:
- orçamento disponível;
- tipo de construção;
- instalação técnica;
- estética.
Como vimos, as treliças são grandes aliadas para a segurança, a economia e a durabilidade das estruturas na construção civil. A aplicação dessas peças contribui para uma distribuição mais eficiente do peso, aumentando a estabilidade e a resistência das construções.
Por isso, uma instalação bem executada, alinhada ao projeto, é essencial para atender às necessidades das obras e otimizar sua funcionalidade.
Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por: