Publicado por Votorantim Cimentos em 11/01/2023Veja os principais tipos de estrutura utilizados na construção civil
Busque fornecedores sérios que irão atender à demanda do seu empreendimento.Créditos: istock

Veja os principais tipos de estrutura utilizados na construção civil

Conheça quais são as estruturas mais utilizadas e suas particularidades.

A estrutura de uma construção é responsável por manter a edificação de pé e segura para utilização. O objetivo principal do sistema é transferir a carga da edificação composta pelo peso da estrutura, cobertura, paredes, esquadrias, entre outros revestimentos, para o solo, podendo-se utilizar os mais diferentes materiais.

Quais os tipos de estrutura na engenharia civil?

A alvenaria estrutural, o concreto armado e o concreto protendido são sistemas construtivos utilizados na estrutura de edifícios, conjuntos habitacionais, casas e sobrados. Como são muito conhecidos pelo mercado, saber suas diferenças e entender quando se deve optar por um método ou por outro exige um estudo preliminar. 

Alvenaria estrutural: regida pela ABNT NBR 16868, é feita a partir da utilização de blocos de concreto de classe estrutural, que possuem resistência à compressão indicada conforme a ABNT NBR 6136. Os blocos estruturais utilizados neste sistema possuem uma função estrutural na edificação, enquanto na alvenaria de vedação, os elementos utilizados têm apenas a função de vedação. Além disso, adota um sistema de controle geométrico mais apurado, ou seja, menor variação de prumo. Assim, permite utilizar um revestimento e um reboco ou gesso mais fino, contribuindo para uma solução construtiva mais econômica. 

Concreto armado: é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas para melhorar a resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.

Em uma estrutura de concreto armado, o uso de aço em vigas e pilares torna-se indispensável e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores (NBR 6118).

Protensão: O concreto protendido é utilizado para aumentar ainda mais a resistência à tração do concreto. Consiste em protender ou puxar as cordoalhas dentro do concreto, aumentando assim sua resistência à tração. Este método tem o objetivo de melhorar o desempenho das estruturas utilizando todos os benefícios do concreto em relação à compressão, deixando todos os esforços da tração para a armadura.

Essa técnica é bastante utilizada para a execução de laje protendida, lajes planas ou lisas, relevantes em estruturas em que os esforços de flexão são altos, ou quando há necessidade de maiores espaços ou vãos livres.

Independentemente da estrutura, é muito importante buscar fornecedores sérios para atender à demanda do seu empreendimento, garantindo que aquilo que você contratou será oferecido durante todo o período da obra, para que você não tenha surpresas.

Veja também como fazer as instalações elétricas: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/instalacoes-eletricas-saiba-tudo/

  • View of a cinder block masonry wall under constuction duing the building of a new residential apartment building
  • High angle and diagonal view of reinforcement metal framework for concrete pouring on ramp way structure in construction site
  • Manual workers pouring cement through pipe on roof.
  • High angle view of three people with helmets, female architect, foreman and engineer on a construction site, looking down on a blueprint, copy space.
  • High angle view of three people with helmets, female architect, foreman and engineer on a construction site, looking down on a blueprint, copy space.
Compartilhe esta matéria
23007

Mais lidas

Veja também

X