Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Gestão de pessoas

Confira as dicas para gerenciar os profissionais do canteiro de obras da maneira mais correta e estabelecer relações positivas

Publicado em 02/07/2018Materiais recicláveis para sua construção
Alternativas sustentáveis são incorporadas por construtoras para preservar meio ambiente e gerir economia na obraCréditos: Shutterstock

Materiais recicláveis para sua construção

Plástico verde, oriundo da cana de açúcar, e outros métodos de reaproveitamento diminuem impactos ambientais

Em busca de certificações sustentáveis, como LEED ou AQUA, ou até mesmo por conta da consciência ecológica que está impactando as indústrias, os materiais recicláveis estão sendo implantados tanto nos canteiros de obras quanto nos produtos imobiliários que estão sendo entregues.

Quando se fala em reaproveitamento, 80% do aço da construção civil usa material reciclado; o alumínio usa 70% de material reciclado; cimento usa 13,6%; vidro usa 18%; uma série de produtos que a gente usa na construção, são compostos de materiais reciclados”, afirma Fabio Villas Bôas, coordenador do Comitê de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

Algumas alternativas de implantação podem ser feitas na reutilização de materiais recicláveis ou na própria concepção deles, como no caso de plásticos verdes, oriundos da cana de açúcar. O método, evidenciado por Villas Bôas, foi desenvolvido por empresas do ramo de tubos e conexões e hoje o material é utilizado como grelhas que tampam ralos e passagens de empreendimentos de grandes construtoras, como a Tecnisa.

Outra forma de reaproveitamento de materiais pode ser evidenciada nos playgrounds dos empreendimentos. É possível utilizar um piso feito de material reciclado, que usa restos de pneu, peças plásticas com problemas de fabricação e são transformados em peças parecidas com pavers. “Esse piso feito de material reciclado é usado para amortecer os tombos das crianças. Então, quando elas caem nele, não se machucam”, explica o representante do SindusCon-SP.

Como usar materiais recicláveis

Todas as obras podem receber materiais recicláveis, basta se planejar para isso. Um exemplo de mudança de conceito e posicionamento do setor ocorreu com a questão das madeiras. “Hoje as madeiras são totalmente reutilizadas, principalmente, para a produção de calor nas padarias em fornos. Então, existem empresas especializadas que segregam essa madeira”, destaca Villas Bôas. Essa madeira, no entanto, tem que ser limpa e isenta de pregos. Ela é recolhida por essas empresas, triturada e transformada em ferragens.

Demolição

A questão da demolição durante a execução da obra também precisa ser considerada e pensada para minimizar impactos ambientais e gerar menos entulho possível. No caso do Jardim das Perdizes, por exemplo, o coordenador técnico de Meio Ambiente do SindusCon-SP conta que foi realizada uma grande demolição, sendo derrubados algo em torno de 36 mil m² de prédios antigos.

A solução para minimizar os impactos e reduzir custos foi britar todo o material demolido na própria obra, transformando aquele material em agregados para os subleitos das ruas. “Existem algumas camadas que você usa sobre o terreno natural para melhorar a camada de suporte do pavimento. Então, nós usamos esse material e isso tem um ganho gigantesco, porque, normalmente, a gente usaria brita. Eu teria que extrair na pedreira e em segundo lugar esse material iria para um aterro, que também polui mais. Nós acabamos usando ele para um fim comercial e obtendo ótimos resultados”, ressalta Villas Bôas.

 

Antes de fazer o acabamento de parede, seja com tinta, massa decorativa ou cerâmica, é fundamental que ela esteja regularizada.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Dicas para gerenciar pessoas no canteiro de obras

Baixe o e-book grátis e descubra quais iniciativas podem melhorar a gestão de pessoas em uma obra!

Mapa da Obra - E-book
X