Publicado por Carla Rocha em 09/11/2020Tecnologia na construção: como processos digitais podem melhorar as obras
Inovar é fundamental para que as empresas da construção civil consigam aumentar a sua produtividade.Créditos: Shutterstock

Tecnologia na construção: como processos digitais podem melhorar as obras

Empresas do segmento precisam se adequar a um novo cenário a fim de continuar entregando melhores resultados aos seus clientes

O surgimento de novas tecnologias da indústria 4.0 – que vem sendo implementado no setor principalmente através da atuação das construtechs –, além de permitir o desenvolvimento de novos processos construtivos que ajudam no dia a dia dos profissionais envolvidos como arquitetos, engenheiros e profissionais da obra, também está revolucionando a construção civil no país. Nos próximos quatro ou cinco anos, os processos construtivos industrializados, por exemplo, que dependam de menor quantidade de mão-de-obra, certamente, ganharão ainda mais destaque e aumentarão a competitividade das companhias do setor

A pandemia da COVID-19 também foi responsável por fazer com que áreas de projetos, incorporadoras, escritórios de arquitetura e construtoras, repensassem as suas atuações para entregar produtos mais inteligentes e viáveis tecnicamente. “As empresas que vão se destacar são aquelas que se empenham e não esperam a coisa acontecer sem tomar uma atitude”, destacou Rodrigo Nunes, engenheiro civil, de Segurança do Trabalho e Gestor de Projetos com mais de 11 anos de experiência na gestão de obras, que discorreu amplamente sobre o tema durante a I Paving Expo Virtual, realizada entre os dias 29 e 30 de setembro, e 1º de outubro.

Ele falou sobre a importância da inovação para o desenvolvimento da construção civil no país. “É preciso investir em inovação, e quando se fala em inovação, também existe o problema de se confundir inovação com mudança: nem  sempre mudar é inovar, a inovação é quando se traz algum benefício para a empresa”, destaca. Outro ponto destacado por ele na ocasião foi a importância do empresário se perguntar quanto tempo que a sua empresa assimila que uma mudança está ocorrendo porque quanto mais rápido ele percebe isso, mais rápido ele se adequa a um novo cenário e implementa medidas para se destacar e, mesmo assim, entregar resultados. Pois, se há uma demora em ter essa percepção com a evolução tão rápida, em poucos anos, essa empresa está fora do mercado.

Outra questão importante é enxergar o que há de inovação no mercado e fazer com que a coisas aconteçam. Para isso, é fundamental acompanhar a evolução tecnológica para não ficar pra trás, fazendo adequações para se preparar, por exemplo, para uma crise ou uma pandemia – fatores que também têm um papel fundamental e aceleram a implementação de diversas tecnologias da indústria 4.0 associada a digitalização de ponta a ponta e a integração dos ecossistemas digitais em todos os setores da cadeia da construção.

Inovação em construtoras e incorporadoras


As incorporadoras e as construtoras têm se reinventado com as novas tecnologias ao integrarem em seus processos e projetos, algumas inovações tecnológicas para melhorar os seus resultados e entregar produtos personalizados para os seus clientes. Nesta pandemia houve destaque para as aplicações relacionadas às vendas on-line dos empreendimentos.
Recentemente, foi lançado um novo sistema que a cidade de São Paulo passou a adotar, chamado Aprova Digital, que tem como objetivo avaliar todos os pedidos de novas obras e reformas em empreendimentos imobiliários da capital paulista, tornando-se assim a primeira plataforma 100% digital da cidade. A nova tecnologia foi disponibilizada para a Secretaria Municipal de Licenciamento (SEL), pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e também pelo Sindicado da Construção Civil (Sinduscon-SP). O primeiro módulo vinculado já está em operação desde o dia 1º de janeiro de 2020, que é voltado exclusivamente para pedidos de regularização de edificações pela Lei nº 17.202/2019. “Acredito que essa mudança será importante para a cidade a se recuperar do impacto da pandemia de Covid-19”, afirmou Luiz Antônio França presidente da Abrainc, em nota divulgada pela assessoria de imprensa.
Ainda em nota, França também afirmou que o novo sistema, que visa modernizar o processo de licenciamento, inaugura um novo capítulo de dinamismo na capital paulista, principalmente, nos canteiros de obras imobiliárias do país. “A digitalização do licenciamento deve atrair novos investimentos para a cidade, agora que tecnologia vai tornar o processo bem mais rápido e assertivo”, ressaltou. Com isso, as incorporadoras podem ganhar maior agilidade na avaliação de projetos, enquanto a prefeitura também é beneficiada, pois o sistema acaba minimizando a burocracia em uma das principais atividades econômica do município.

Você sabia que a Inteligência Artificial já faz parte da rotina de uma das fábricas da Votorantim Cimentos? Confira como a indústria tem implementado soluções da indústria 4.0:

A chegada da Indústria 4.0 na Votorantim Cimentos

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X