A chegada da

Módulo de elasticidade

Na Votorantim Cimentos

Sistemas de Inteligência Artificial (IA) e robotização ajudam na otimização de tempo e redução de erros em fábrica

Mudanças climáticas, demográficas, escassez de recursos, automatização e digitalização. Essas são algumas das tendências globais que devem impactar fortemente tanto as empresas quanto os consumidores, de acordo com Álvaro Lorenz, diretor técnico e de sustentabilidade global da Votorantim Cimentos. Enxergando essas mudanças e percebendo a necessidade de evoluir nos processos, a cimenteira está implementando estratégias de Indústria 4.0 nas suas fábricas.


A primeira delas se trata da Rio Branco do Sul, no Paraná, e é hoje a maior fábrica de cimentos da América Latina, com 180 mil metros quadrados. Relevante em termos de dimensão, a unidade hoje é também palco de importantes iniciativas de inovação elaboradas pela Votorantim Cimentos. A implementação de elementos de indústria 4.0 está sendo fundamental para melhorar a produção dos materiais concebidos ali, como: cimento, agregados, calcário agrícola e argamassas, que abastecem os estados do Paraná, oeste, sul e norte de Santa Catarina, além do Vale do Itajaí, e estende suas vendas até o Mato Grosso do Sul.

A indústria 4.0 é hoje uma das apostas mais importantes

para a otimização de processos, redução de perdas de materiais, redução de danos em equipamentos e, consequentemente, o aumento da produtividade atrelado à alta lucratividade.

Isso porque, processos inovadores que reduzem erros atingem diretamente os custos de produção de uma fábrica.

Há aproximadamente um ano,

a Votorantim Cimentos tem experimentado algumas soluções, principalmente, ligadas ao uso de Inteligência Artificial (IA). Alguns destes projetos que estão rodando são: o Spectrum e o BrainCube. Segundo Gabriel Boranga Iera, arquiteto de soluções globais na Votorantim Cimentos,

“o Spectrum é um projeto de inteligência artificial aplicada a análise preditiva e manutenção. Ele é um digital twin, é um gêmeo, que faz uma cópia das máquinas físicas”,

explica o representante da companhia.

Este sistema, no entanto, já começou a ser migrado para outras unidades da indústria. Já o BrainCube funciona na análise dos processos para tomar as melhores decisões e seu piloto está sendo realizado em Curitiba.

A área de expedição e logística da fábrica, coordenada por Bruna Baude, também tem processos relevantes. A fábrica possui robotização no ensacamento e paletização dos produtos. Além disso, essa área conta também com o aplicativo do motorista: uma tecnologia aplicada na gestão dos motoristas terceiros que buscam as cargas na fábrica para a realização de entregas. É por meio deste app que os motoristas cadastrados na Votorantim Cimentos são acionados quando existe alguma carga com características que estejam de acordo com seu perfil. Após receber essa sinalização, eles podem ir ao pátio da fábrica e passam por um totem de autoatendimento, recebendo o número de uma senha para esperar o momento em que podem pegar a carga.

Como funciona na indústria de processos

De acordo com Iera, existem alguns pilares dentro da indústria 4.0 que devem ser evidenciados na arquitetura de soluções:

Operações autônomas:
sensores inteligentes e operação robótica autônoma;

Força de trabalho conectada:
treinamentos, trabalhador conectado, centro de operações remota;

Ferramentas analíticas:
simulações, analítica avançada e inteligência artificial;

Integração de sistemas:
segurança de ativos, convergência TI/TA e integração da cadeia de suprimentos.

Processos otimizados gerando bons resultados

De acordo com Ricardo Santos Pupim, coordenador de produção da fábrica de Rio Branco do Sul e da Votorantim Cimentos, e com Marcio José Krasinski, consultor técnico de manutenção da mesma fábrica e companhia, já é possível checar excelentes resultados nos sistemas de Inteligência Artificial implementados na fábrica.

Quando se trata de manutenção preditiva, o Spectrum, por exemplo, consegue apontar algum possível problema que deverá ocorrer com alguma máquina. Ao fazer essa análise antes que este dano aconteça se evita paralisações de produção e um custo adicional para realizar os ajustes e a manutenção devida naquele maquinário. A importância destes sistemas de IA já tem sido percebida no dia a dia da fábrica por meio de uma área de painel elaborada apenas para mostrar as análises do Spectrum.

Conheça a fábrica Rio Branco do Sul e todas as implementações de soluções em indústria 4.0 da Votorantim Cimentos:

Assista Agora!

Gostou? Compartilhe.