Publicado por Carla Rocha em 18/09/2021Como construir um hub de inovação sendo uma construtora
O papel da inovação é como conectar a tecnologia resolvendo problemas do dia a dia da obra.Créditos: shuttestock

Como construir um hub de inovação sendo uma construtora

Otimização de processos e recursos são alguns dos desdobramentos esperados

Atualmente, quando se olha para a digitalização é possível ver na construção civil um dos setores menos digitalizados, então, o papel da inovação é pensar em maneiras de conectar a tecnologia resolvendo problemas do dia a dia da obra. Só que para isso, se faz necessário avaliar quais as melhores iniciativas para trabalhar no horizonte e que possibilitem focar em propostas e ações que promovam a disrupção do mercado.

Pensando em fomentar a inovação no setor da construção, a construtora Barbosa Mello decidiu lançar um programa focado em empreendedores com soluções diferenciadas e conectadas ao Jeito CBM de Ser, traduzido pelos valores de Gente transformadora, que faz acontecer, garantindo a sustentabilidade.

Para Bruno Amaral Ribeiro, representante da construtora, o resultado da jornada de inovação da empresa se desenvolveu muito nos últimos anos e o CBM Lab é um programa que reflete a evolução da cultura da construtora e que está diretamente alinhado aos seus pilares estratégicos.

“O principal objetivo para o desenvolvimento de uma empresa é um movimento de inovação focado em melhoria contínua utilizando uma estratégia assertiva”, ressalta. Com isso, as startups participantes da ação podem ter a sua solução reconhecida e utilizada em grandes obras de infraestrutura do Brasil, através dos projetos desenvolvidos por meio dessa proposta. O CBM Lab é um programa de aceleração que ajudará a escalar vários pequenos negócios do setor, estimulando o empreendedorismo e a inovação na construção.

“Quando a gente fala de inovação é preciso priorizar e criar métodos, então, fizemos um trabalho com os gestores em todos os níveis: na base, na parte tática e levamos isso para a diretoria para entender quais são as prioridades”, aponta.

Digitalização e disrupção: como inovar sendo uma construtora

A partir da inovação aberta, serão tratadas questões de média e alta complexidade, por meio da mentoria e aceleração de startups. “Para isso, é importante entender para onde queremos ir e criarmos toda uma estratégia aliada à cultura”, complementa. O hub foi lançado em meados de julho e tem como principal objetivo intensificar a transformação já em curso na empresa, ampliando a oferta de soluções inovadoras ao mercado com resultados tangíveis e de impacto, que possam se consolidar como referência também para o setor de construção pesada. Então, durante o evento de lançamento que ocorreu em julho, foi possível chegar a seis grandes desafios divididos em 4 grandes frentes:

  • Mobilização;
  • Cursos e produtividade;
  • QSMS saúde, segurança e meio ambiente;
  • Engenharia de gente (pilar estratégico).

Ainda, de acordo com o representante da companhia, a inovação com foco em resultado é muito importante, mas a maior expectativa é a transformação, ao mesmo tempo, entendendo que a inovação é uma jornada de melhoria contínua, pois não adianta querer estar em um patamar alto sem entender que é necessário passar por um processo antes, ou seja, é um trabalho de formiguinha. 

Melhoria da produtividade, otimização de processos e do consumo de recursos, são alguns dos desdobramentos esperados quando se investe em tecnologia e inovação. “Por isso, a  gente quis trazer esse projeto com as startups aliado a nossa cultura onde o objetivo é aprender com as startups, e eles. com a gente, então, serão 5 meses de trabalho em conjunto com um diferencial que é o nível de envolvimento que utiliza a escuta ativa, onde entrevistamos mais de 500  pessoas para entender os desafios e dores e pensar em possíveis soluções”, ressalta.

Checklist: como começar sendo uma construtora:

  • Faça benchmarking com outras construtoras e entenda melhor como elas conseguiram implementar essa cultura de inovação;
  • Faça uma pesquisa interna para identificar quais as melhorias que a sua construtora precisa ter em seus projetos e como a inovação poderia ajudar nisso. Cheque se faz sentido;
  • Ouça todos. Lembre que tanto a equipe da diretoria quanto os profissionais da obra podem contribuir para trazer diferentes soluções. Na ponta, os profissionais da obra podem te ajudar a entender melhor que tipo de serviço poderiam ser mais produtivos do que são hoje;
  • Converse e conheça startups. Explore este universo das construtechs para identificar se já existe alguma que atenda às suas necessidades;
  • Planeje custos e enxergue lucro. Entenda, de forma prática, o quanto tais mudanças devem onerar mais recursos financeiros e o quanto a melhoria dos processos vai gerar de lucro no futuro. Utilize os números ao seu favor;
  • Trabalhe a introdução da inovação com todos os setores da construtora. Não pense que todos estão no mesmo patamar de conhecimento que você e elabore um projeto que ajude todos os profissionais a entenderem o que é inovação, seus benefícios e como essa mudança de cultura pode ser positiva para a construtora;
  • Por último, mostre a importância do time para a inovação. Deixe claro que processos inovadores dependem de pessoas inovadoras e que todos têm seu espaço nesta transformação.

Quer saber como implementar uma área de inovação na construção? Confira:

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X