Mapa da Obra - E-book

Confira dois cases de fundações da Engemix

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 08/03/2021Como criar uma área de inovação na construção civil
É preciso considerar a área de inovação na estratégia empresarial para prever a busca de novos valores. Créditos: Shutterstock

Como criar uma área de inovação na construção civil

Valores como atividade essencial mantém vantagem competitiva da empresa

Especialmente para o setor da construção civil, inovar é desenvolver projetos internos, empreendimentos, implantações, serviços em que haverá dificuldade de planejar e projetar antes da execução. Inovar pode ser considerado como desenvolver atividades (projetos, empreendimentos, ideias) com alto nível de incerteza, segundo o autor Eric Ries, em seu livro “A Startup Enxuta”. Acontece que pela própria natureza de projetos inovadores, ainda existe a dificuldade e o risco de mensurar valores e resultados, o que acaba dificultando sua implementação na prática dentro das empresas do setor.

Para Tiago Campestrini, CEO da Campestrini Inovação na Construção, a inovação na construção civil pode ser implementada através da forma diferenciada de gerir os projetos, planejando e projetando menos (justamente porque inovações são coisas novas, e assim, não possuem dados suficientes para fazê-lo), e focando em iniciar as ações, passo a passo, medindo se os resultados de cada passo estão indo na direção dos objetivos (propósito do projeto). “Nós, como profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção, temos como essência apenas iniciar atividades se elas estiverem bem planejadas, com valores, prazo, impactos e resultados muito claros”, ressalta. Para a criação desses novos produtos e serviços utiliza-se da inovação, de suas ferramentas, formas de trabalhar, de se relacionar com parceiros, clientes etc. “É via inovação que atenderemos as novas necessidades dos clientes”, complementa.

Cases de sucesso de inovação na construção civil

Campestrini garante que a mudança na sociedade está no cliente, este cada vez mais espera adquirir produtos e serviços personalizados, que atendam exatamente suas necessidades, e cada vez menos estão dispostos a se adaptar às ofertas oferecidas. Isto disparou uma busca de todas as indústrias em desenvolver e entregar novos valores para os clientes, com o objetivo de adaptar seus produtos/serviços às demandas desses clientes. “A indústria ainda engatinha no que tange à inovação, se comparado a outros setores do mercado, como o de bancos ou empresas de saúde”, destaca. Confira abaixo dois casos de sucesso listados pelo especialista:

Como inovação nas incorporações, a Vitacon entregou para seus clientes uma nova maneira de ter a propriedade de um imóvel, mas atendendo à necessidade de mudança de endereço. Adquirindo um imóvel na HOUSI (startup da Vitacon), o comprador pode solicitar morar em outra unidade, se por acaso tiver uma mudança de emprego e desejar morar mais perto do novo trabalho, sem ter que vender o imóvel anterior.

Um exemplo na área de projetos é a Campestrini em Curitiba, que monta equipes de projetistas, podendo, inclusive, ser os de costume da incorporadora, e coordena o desenvolvimento dos empreendimentos focando no atingimento de meta de custos, utilizando a tecnologia BIM 5D. Assim, o projeto entregue para a incorporadora agora, além de compatível com as necessidades de escopo e de qualidade em si, também atende às metas de custos do empreendimento.

Dicas para implementar uma área de inovação em uma empresa do setor

O especialista consultado pelo Mapa da Obra destaca que o grande benefício para as empresas inovarem, na visão de médio e longo prazo, é se manterem ativas no futuro entregando valor para seus clientes. Buscar novos produtos, serviços, melhorias de eficiência e eficácia internas, pode ser feito através da inovação, e nos dias de hoje, inovar é o caminho para as empresas se manterem mais sustentáveis. “A dica principal é entender o impacto que a cultura da inovação vai provocar na cultura atual da empresa”, destaca. Todas as empresas possuem sua cultura, muitas delas têm dificuldades em entender sua própria, mas este seria o passo inicial, para, então, entender como a inovação vai alterá-la.

Outra dica é a empresa buscar se aproximar mais ainda do cliente, buscando entender quais suas necessidades e identificar novas oportunidades para entregar novos serviços. “Para isso existem muitas ferramentas disponíveis, como a Jornada do Cliente e Modelo de Negócios, que facilitam este trabalho”, complementa. Ainda, considerar a inovação na estratégia empresarial para prever a busca de novos valores como atividade essencial para manter a vantagem competitiva da empresa. O ponto principal da importância da inovação na construção civil é que se a própria indústria não começar a entregar o que o cliente precisa, outros atores do mercado podem começar a atuar na construção civil, alterando drasticamente a dinâmica do mercado.

Quer saber mais sobre inovação na construção? Confira a série especial sobre indústria 4.0:

https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/industria-4-0/

Compartilhe esta matéria

Fundações especiais: confira dois casos

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X