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Como vender online: confira o passo a passo

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Publicado por Carla Rocha em 09/03/2022Consumidor digital: descubra como atrair esse cliente
O consumidor digital é muito mais exigente do que antigamente e na hora de adquirir os seus produtosCréditos: Shutterstock

Consumidor digital: descubra como atrair esse cliente

O período de pandemia acelerou processos e mudou o comportamento do público

A experiência do consumidor ou Consumer Experience (CX) está em constante desenvolvimento, mas diferentemente do que acontece em outros países, o Brasil está começando a olhar para esse tema agora e mesmo existindo algumas empresas mais à frente, o setor ainda tem muitos degraus a evoluir, além disso, o empresário – em especial do setor de materiais de construção – precisa se capacitar e buscar estratégias para fazer com que isso aconteça na prática.

Atualmente, os consumidores – de qualquer nicho de mercado – não estão buscando apenas a qualidade do produto e, sim, poder escolher a melhor opção por meio de experiências que possam oferecer sensações e vínculos emocionais ou sociais com a marca/loja em questão. E uma das maneiras de estreitar esse contato é aplicando conceitos do varejo 4.0 ao desenvolver novas experiências, abrir espaço para o diálogo e sugestões ou realizar a integração entre o on-line e o off-line, entre outros.

Desde o surgimento da indústria 4.0, quando se iniciou a necessidade de digitalização, esse é um tema recorrente em vários setores. Entretanto, no segmento de varejo de materiais de construção, a transformação digital ainda está muito distante do mundo ideal. 

Para mudar esse quadro é muito importante que todos os profissionais que fazem parte dessa cadeia busquem sempre novas formas de se capacitar e ampliar os seus conhecimentos sobre o universo digital, que para muitos, ainda é uma novidade, até por conta dos próprios desafios da gestão multigeracional que acontece no setor do varejo de materiais de construção. 

Para Marcia Takata, diretora-sócia da Conibase,  o consumidor digital é muito mais exigente do que antigamente e na hora de adquirir os seus produtos, ele também preza pela identificação com a marca, rapidez na entrega, e também para o alinhamento de valores. “Com a facilidade da pesquisa pela internet, consegue informações dos produtos desejados em detalhes, além de informações sobre a reputação de lojistas e sites”, ressalta.

Esse processo, no entanto, não é fácil e exige cuidado e aprendizado. Para os varejistas, o período da pandemia gerou um impacto muito forte no presencial, fazendo com que ele priorizasse as vendas online e os marketplaces. Muitos começaram a olhar para esse canal digital planejando como ele faria para atuar nesse campo. 

Certamente, a pandemia acelerou todo o processo de digitalização e transformação de mercado, mas como tudo aconteceu muito rápido, a maioria das empresas não teve tempo de se preparar e nem mesmo outra escolha a não ser se adaptar à nova situação. 

Ainda segundo a diretora, as redes sociais, mais do que vitrines, são canais de relacionamento entre lojistas e clientes. “A importância desse relacionamento cresce a cada dia, já que o cliente acaba se identificando com a marca/loja , seus valores, etc”, ressalta. Hoje a loja está presente no Instagram e Facebook (redes sociais @LojaConibase) e também possui um site próprio.

Para alcançar esse novo público é importante ter uma variedade de pontos de contato online, escolhendo as redes sociais mais utilizadas pela sua audiência. Outro destaque é para o site que deve ser objetivo e bem apresentável, oferecendo uma experiência de escolha e compra rápida e segura

Para atender o consumidor digital, também é preciso dar atenção especial para a loja online e tudo deve estar em perfeito alinhamento, tanto o atendimento/suporte, esclarecendo dúvidas durante e depois da venda. “O grande diferencial é estar presente e acompanhar todo o processo de compra do cliente”, orienta. Ter um ERP integrado aos seus canais de venda online também ajuda bastante. “Escolha com cuidado sua plataforma, organize e complete o cadastro de seus produtos (quanto mais informação, melhor para a escolha correta do consumidor), procure uma parceria logística eficiente e inove sempre!”, complementa.

Veja também como aplicar a venda consultiva na sua loja:

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