Mapa da Obra - E-book

Confira dois cases de fundações da Engemix

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 21/04/2021Construção modular: entenda como funciona
A construção modular diminui a necessidade de adequações dimensionais em obra, com isso o ritmo da execução em canteiro fica mais rápido.Créditos: Shutterstock

Construção modular: entenda como funciona

Processo leva menos tempo e evita improvisos no canteiro de obras

A cada dia os consumidores estão buscando maior qualidade e também economia, isso fez com que os profissionais do setor da construção civil no país buscassem também novos processos para atender a demanda e maior exigência desse público. A construção modular surge dessa necessidade, pois torna mais complexo esse processo, mas ao mesmo tempo, tem como característica fundamental a melhora da produtividade. Afinal, com a utilização dessa nova tecnologia onde os componentes e peças podem ser montados com um quebra-cabeças, esse processo leva menos tempo, pois evita-se improvisos no canteiro de obras.

A construção de uma edificação é composta por uma gama de elementos que vão desde itens mais básicos como blocos, estacas, telhas e elementos pré-fabricados, que podem ser estruturais ou não, esquadrias, pisos e outros – até elementos decorativos – painéis pré-fabricados de fachada, além de diversos tipos de revestimentos e itens de acabamento, que podem se multiplicar em decorrência da demanda dos consumidores. A construção modular diminui a necessidade de adequações dimensionais em obra, com isso, o ritmo da execução em canteiro fica mais rápido, melhorando o rendimento, além de gerar maior sustentabilidade e economia de materiais, sem perder a qualidade do produto final e também facilitando a manutenção.

De acordo com Ricardo Mateus, CEO&Founder do Brasil ao Cubo, os seres humanos ganham com a industrialização em todos os segmentos. “Temos acompanhado uma grande evolução, agora muito em alta, podemos usar o exemplo da medicina e a produção de vacinas, os usuários ganham em agilidade, qualidade, a própria qualidade de trabalho etc”, destaca. “São muitos os benefícios, e pensando dessa forma, que a construção civil era a única indústria em que a maior parte da execução acontecia fora de uma indústria, isto é, no canteiro de obras, tive o insight de acreditar fortemente de que isso precisaria mudar, estávamos diante da revolução da construção civil brasileira”, complementa. Para os consumidores lá na ponta, ele não tem dúvidas que a longo prazo, provoca uma grande melhora na qualidade de vida, resolvendo um grande problema que é o déficit de habitação.

Principais desafios e perspectivas para a construção modular em 2021

Ainda de acordo com Ricardo, não existe diferença entre a construção modular e a construção industrializada, pois ambas são complementos de uma construção que acontece dentro de uma indústria, e se beneficia da técnica “modular” para permitir que parte do processo da construção que foi feita em uma fábrica, seja transportada para o canteiro de obras. Na prática, isso se chama “construção off-site”, na tradução literal, a construção fora do canteiro. “A construção modular tem 4 níveis de complexidade, estamos atuando, quando possível, no quarto nível, a construção volumétrica 3D, onde transportamos a obra praticamente pronta”, ressalta.

De acordo com Ricardo, o maior desafio está em compatibilizar todas as disciplinas em projeto e hoje, eles trabalham para que todos os sistemas sejam de fácil acoplagem no local de destino, funcionando como um sistema Plug&Play. “Como nossas obras “nascem” do zero com engenharia e arquitetura, conseguimos 100% de personalização. Nosso sistema não tem limitações técnicas se comparado a construção civil convencional, desta forma, todos os projetos são definidos para que lá na ponta façamos a montagem e acabamentos finais”, complementa.

O setor da construção civil no Brasil continua em grande ascensão e com o maior desenvolvimento da cadeia de fornecedores, angariando cada vez mais a aceitação dos usuários, compradores e investidores, sendo assim, um dos principais vetores da cadeia produtiva que não medirá esforços para que o futuro seja “hoje” e para que esse avanço aconteça o mais brevemente possível. “Acredito que na medida em que entregamos obras, e já foram mais de 150, quebramos os mitos relacionados ao sistema construtivo. Fora do país já acompanhamos esse crescimento, agora chegou a vez da construção civil brasileira”, finaliza.

A construção industrializada tem grande potencial para melhorar a produtividade nos canteiros de obras e reduzir erros construtivos. Saiba mais em nosso Papo Construtivo: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/pre-fabricados/

Compartilhe esta matéria

Fundações especiais: confira dois casos

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X