Como executar a estrutura de uma grande construção em pouquíssimos meses? Foi a partir dessa necessidade que a construção industrializada, tendo como carro chefe a solução que usa pré-fabricados, começou a crescer no país desde a década de 50.

 

O processo de pré-fabricação no canteiro de obras pode fazer parte desde a fundação de uma obra até o acabamento, como na execução de fachadas tecnológicas. Na prática, dentro da indústria de pré-fabricados, o processo funciona em fases: definição de traço de concreto; armadura e dosagem do concreto; protensão; concretagem; cura; acabamento; armazenamento e montagem.

 

No Brasil, a escolha pela pré-fabricação se dá atrelando algumas razões: quando necessário realizar obras rápidas com qualidade homogênea em que os elementos podem ser repetidos. Ou seja, é preferível ter repetição de modularidade nesses casos. Além disso, é preciso considerar os custos da implantação desse tipo de solução que pode ser mais caro que a construção convencional, como em alvenaria. Porém, quando se considerar a redução do tempo de obras que leva a consequente redução de pessoas no canteiro, os custos podem se equilibrar.

 

Entenda como funciona:

 

Projeto

De acordo com as fontes consultadas, o ideal para que o sistema funcione de forma assertiva é que ele seja previsto logo em projeto. Conceber a estrutura pré-fabricada em casos em que a estrutura em outro sistema já está pronta pode gerar mais transtornos e dificuldades do que o que ocorreria se ela fosse prevista desde o início. Portanto, pensar nessa estrutura como industrializada logo no início do projeto ajuda na assertividade da execução.

 

Processo de pré-fabricação

A indústria de pré-fabricados envolve alta tecnologia de produção. São utilizados equipamentos como Laser Scanner e Laser Tracker para a concepção de estruturas pré-fabricadas. Além disso, as indústrias, geralmente, produzem o concreto utilizado para essas estruturas, internamente. Isso para garantir que as especificações e os requisitos sejam atendidos. Seguindo esse modelo, o controle tecnológico de resistência também é realizado de forma rigorosa.

 

Montagem

A logística é um aspecto fundamental para verificar a viabilidade da pré-fabricação no canteiro de obras. É necessário ter um espaço em canteiro para receber esses elementos já prontos que são pesados e grandes. No entanto, após receber essas peças, que são transportadas em caminhões e colocadas com auxílio de guindaste, o processo de execução é bastante simples, pois consiste em uma montagem de elementos.

Gostou? Compartilhe.