Publicado por Votorantim Cimentos em 04/10/2024BIM 6D: conheça tudo sobre essa ferramenta
Ferramenta BIM 6D é uma extensão da Modelagem da Informação da Construção (BIM).Créditos: iStock

BIM 6D: conheça tudo sobre essa ferramenta

O BIM 6D integra sustentabilidade e desempenho energético em projetos de construção.

Um dos maiores avanços da tecnologia na construção civil foi a Modelagem da Informação da Construção (BIM). Por meio da criação de um modelo digital, a metodologia reúne várias ferramentas e tecnologias que englobam todas as fases do ciclo de vida de uma construção, do planejamento à demolição. Esse modelo virtual da construção permite o acesso às características físicas e funcionais do edifício, além de conter todas as informações essenciais para a execução do projeto.

E, para quem está projetando uma edificação, independentemente de seu porte, a versão BIM 6D é uma das mais modernas, com funções e recursos que facilitam todos os processos.

Conheça as principais diferenças do BIM 6D comparado às outras dimensões, como 5D e 7D, e seus benefícios para projetos.

O que é o BIM 6D?

O BIM 6D é uma extensão da metodologia BIM que adiciona informações relacionadas à sustentabilidade e à eficiência energética ao modelo tridimensional de um edifício.

Além de gerenciar características físicas (3D), programação de tempo (4D) e custos (5D), o BIM 6D integra dados sobre desempenho ambiental e práticas de construção sustentável.

Dessa forma, o gestor do projeto consegue avaliar com maior precisão os impactos ambientais e a demanda energética de um empreendimento já nos estágios iniciais.

As dimensões BIM 

A metodologia BIM possui diferentes dimensões nos projetos. Conheça as principais e suas características: 

  • BIM 3D: modelagem tridimensional que representa visualmente a geometria do edifício.
  • BIM 4D: adiciona a dimensão do tempo, permitindo o planejamento e a visualização da construção em um cronograma.
  • BIM 5D: incorpora a dimensão dos custos e facilita o controle orçamentário e a estimativa financeira com base nas mudanças do projeto.
  • BIM 6D: foca na sustentabilidade, integrando dados sobre eficiência energética e impacto ambiental.
  • BIM 7D: foca em operações e manutenções, com informações para a gestão dos recursos básicos ao longo do ciclo de vida do edifício.

Componentes do BIM 6D

Além de um modelo 3D, da relação de tempo por meio de um cronograma e da incorporação de dados financeiros, o BIM 6D também oferece dados sobre consumo energético, eficiência de recursos, uso de materiais sustentáveis e certificações ambientais.

Tudo isso pode ser gerido por ferramentas de simulação, que avaliam o desempenho desses parâmetros e permitem que você se adapte caso identifique problemas.

Algumas das ferramentas e dos softwares complementares são:

  • Autodesk Revit: ferramenta usada para a modelagem 3D, com capacidade de integração de dados das versões 4D, 5D e 6D;
  • Green Building Studio: software de análise energética que se integra ao Revit;
  • ArchiCAD: ferramenta BIM que conta com recursos para modelagem de eficiência energética;
  • IES VE: simulação e análise de desempenho ambiental;
  • Sefaira: análise de energia e sustentabilidade.

Benefícios do BIM 6D

Essa versão do software tem como diferencial a possibilidade de obter certificações ambientais, como a Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) e o Building Research Establishment Environmental Assessment Method (BREEAM).

Dado que a sustentabilidade e as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) são fatores extremamente importantes para projetos, inclusive por questões de reputação e marketing, o BIM 6D é um verdadeiro salva-vidas, tanto nos custos com análises ambientais quanto por facilitar o desenvolvimento de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA/RIMA).

O mais interessante é que isso pode ser visto já nas primeiras etapas, desde a fundação, demonstrando quais os possíveis impactos da construção e o que pode ser feito para corrigi-los.

E o que diz a regulamentação?

Para começar, a implementação do uso do BIM 6D exige a certificação ISO 19650, que trata sobre a organização e a digitalização de informações sobre edifícios e obras de engenharia civil em âmbito internacional.

Além dela, também é necessário estar de acordo com a LEED e o BREEAM (certificações citadas no item acima). O objetivo é padronizar o recurso e garantir que todos os projetos cumpram as normas internacionais.

Entendeu como o BIM 6D é essencial para assegurar padrões sustentáveis nos projetos de construção? Com todo esse conhecimento, agora é só colocar a mão na massa para praticar o uso da ferramenta e oferecer entregas mais completas ao seu público.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por:

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X