Publicado por Carla Rocha em 05/02/2022Arquitetura e decoração: como aproveitar os espaços
A busca pelas tiny houses ou por studios (kitnets), tem crescido como uma forma de espaço integrada à realidade do novo milênio.Créditos: Shutterstock

Arquitetura e decoração: como aproveitar os espaços

Novos espaços tendem a combinar características e necessidades dos moradores

O distanciamento social fez com que a percepção dos espaços fosse amplificada, onde houve uma maior necessidade de se relacionar com a arquitetura de ambientes de diferentes formas. 

Nos últimos dois anos, não houve escolha para a maioria das pessoas, tanto as que moram em grandes cidades quanto em locais mais afastados, todos se viram frente a uma realidade que até então poucos imaginavam.

O home office virou do dia para noite uma obrigação e, com ele, as horas e horas de videoconferência e trabalhos dentro do nosso lar. O que fez com que muitas pessoas percebessem que não estavam preparadas para tal mudança. A pandemia veio para reforçar o que o mundo hoje em dia pede, por espaços flexíveis e multifuncionais, não só no espaço arquitetônico, como a própria cidade.

Como aproveitar os espaços e seguir as tendências ao mesmo tempo 

Para Leonardo Bachiega, sócio-fundador da Leonardo Bachiega Arquitetos, pós-graduado pela UPC – Universidade Politécnica da Catalunha, os espaços flexíveis e multifuncionais que podem ser ditos como espaços híbridos, são um dos destaques para quem busca o máximo de performance do habitar bem e com dignidade no mínimo espaço possível. 

Por exemplo, numa residência isso consiste não em ter apenas a facilidade de descolar um móvel, um sofá ou recolher um tapete, mas também do uso do mobiliário para diversas funções, para potencializar ainda mais a experiência do habitar e torná-la mais agradável e versátil, através de móveis, um sofá que vira cama, uma mesa que também é uma bancada de trabalho e que possui lugares para guardar coisas, cabideiros, nichos etc, uma escada que além da escada tem a função de estante livros etc, as possibilidades são muitas. 

“Isso é uma característica importante para o mundo contemporâneo, daqui para frente, que cada vez mais busca espaços multifuncionais”, destaca. Isso leva a um jeito de viver que tem virado tendência e que tem tudo para se ampliar nos próximos anos, afinal, o estilo de viver apenas com o necessário tem feito a cabeça de muita gente e isso se reflete totalmente no espaço arquitetônico. 

Esse modo de vida minimalista teve início com um movimento conhecido como “tiny houses”, que nada mais é que a mínima residência em que você tem toda a possibilidade de habitar, assim sendo, espaços e móveis versáteis para a melhor performance do edifício e do ambiente interno, são bem-vindos. “Esse estilo de vida minimalista é também uma forma sustentável de viver, ao não se esbanjar recursos e tratar o planeta de forma igual”, salienta. 

Outro ponto importante para o crescimento dessa tendência é o preço do m² caríssimo das regiões centrais das grandes cidades, fazendo com que a busca pelas tiny houses ou por studios (kitnets), cresça como uma forma de espaço integrada à realidade do novo milênio. “Alinhado a tudo isso a pandemia, home office e os novos estilos de vida, fez as pessoas perceberem que seus espaços residenciais estavam muito estéreis e pouco pessoais”, complementa. Quando passou-se a ficar o dia todo em casa a trabalho, as pessoas se deram conta de que moravam num espaço que não a pertenciam, com isso começaram a dar mais valor para objetos e espaços mais pessoais e íntimos de cada um.

Bônus: a importância de um bom projeto de decoração para aproveitar os espaços

Para elaborar um projeto adequado e que preencha todas as necessidades da família ou até mesmo de quem mora sozinho, mas que necessita de uma decoração diferenciada para aproveitar melhor os espaços, contratar um profissional para realizar o estudo completo dos desafios de cada espaço e verificar a melhor maneira de adaptá-los, faz toda a diferença. 

Além disso, na busca por deixar o ambiente, principalmente, casas e apartamentos, com uma personalidade própria e que combine com as características e necessidades dos moradores, muitas pessoas acabam optando pela contratação de empresas que realizam projetos de móveis planejados. Porém, para isso, é fundamental contar com bons profissionais que tenham a capacidade de auxiliar na elaboração de um bom planejamento.

Quer saber mais sobre móveis planejados? Confira: https://www.mapadaobra.com.br/negocios/projeto-de-moveis-planejados-como-deve-ser-feito/

Compartilhe esta matéria
21837

Mais lidas

Veja também

X