Equipe de loja: dicas para otimizar o trabalho do vendedor interno
A motivação da equipe também está diretamente ligada as ferramentas e estrutura disponível
Para aperfeiçoar o trabalho do vendedor da loja de materiais de construção o processo de vendas precisa estar bem definido, independente das ferramentas utilizadas. Esse processo possui um sistema que apresenta alguns pontos, tais como: lista de tarefas em ordem cronológica, para que uma venda seja realizada.
A lista possui começo, meio e fim. Esse caminho é definido desde que o cliente chega à loja até que a compra seja finalizada, isso serve como base para criar as ações que irão direcionar o vendedor. De acordo com José Carlos Araújo, diretor da Escola do Varejo Anamaco, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, toda loja de material de construção trabalha com um time bem enxuto para atendimento aos clientes e para ganhar e obter uma boa produção de vendas na loja é necessário considerar alguns fatores importantes.
5 dicas para o desenvolvimento do seu vendedor interno:
1 – Comece por você
O dono do negócio também precisa estar capacitado e por dentro das tendências de negócios do mercado para repassar esses conhecimentos para os funcionários, então, investir primeiro em você auxilia a criar novas estratégias para atrair ainda mais consumidores e aperfeiçoar as vendas.
2 – Invista em treinamentos
Um dos pontos fundamentais para um bom atendimento é atender às necessidades do consumidor e para isso é muito importante que o funcionário esteja capacitado tanto com relação às características dos produtos quanto a técnicas de atendimento e como lidar com cada tipo de cliente.
3 – Assuma o papel de líder
Ter um excelente líder de vendas que conheça muito bem toda operação de vendas da loja e possa direcionar e liderar todo seu time em busca das metas de vendas diárias, semanais e mensais.
4 – Invista em ferramentas e estrutura
A motivação da equipe também está diretamente ligada às ferramentas e estrutura disponível para que cada um realize o seu trabalho, por isso investir em equipamentos e em benefícios ajuda a atrair profissionais capacitados e preparados para a sua loja.
5 – Contrate bons funcionários
O processo de contratar e demitir pessoas da equipe porque elas não se encaixam na filosofia da loja é desgastante, custoso e prejudica o andamento do trabalho de todos. A contratação de funcionários não é tarefa fácil, porém, para atrair funcionários que estejam alinhados com a filosofia da empresa é fundamental garantir que esse profissional esteja feliz ao desempenhar as suas funções.
Além disso, é fundamental que todo time de vendas da loja enxergue e reconheça seu líder de vendas: “é ele que incentiva as operações de abordagem, vendas dos produtos e serviços e, claro, os fechamentos das vendas!”, destaca.
Quer saber mais sobre como atender diferentes perfis de clientes e criar um relacionamento com eles? Confira:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/relacionamento-com-o-cliente/