Publicado em 29/11/2018Relacionamento com o cliente: impulsione as vendas
Um bom relacionamento com o cliente começa pela confiançaCréditos: Shutterstock

Relacionamento com o cliente: impulsione as vendas

O relacionamento com o cliente é construído a partir de uma base sólida que atende às necessidades do consumidor

Atualmente, uma das grandes preocupações no setor do varejo da construção civil é atrair e reter os clientes. Para isso, são utilizadas as mais diversas técnicas para impulsionar as vendas. Porém, os comerciantes acabam se deparando com um desafio ainda maior: uma gama muito variada de consumidores. Com isso, um dos principais erros que podem ser cometidos pelo lojista é cair no senso comum ao tratá-los de maneira automatizada, sem investir em um verdadeiro relacionamento com o cliente.

Para Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi, um bom relacionamento com o cliente começa pela confiança, afinal, uma relação não nasce do dia para a  noite. “O comerciante precisa primeiro conquistar o potencial consumidor e depois mostrar que realmente está apto a manter um relacionamento duradouro”. Para que isso ocorra, é preciso seguir, antes de tudo, uma receita simples: preço justo e uma equipe bem treinada, boa oferta de produtos, instalações adequadas (iluminadas e limpas), estoque, condições diferenciadas de pagamento, acessibilidade etc. A partir desses preceitos mínimos, é possível construir relações estratégicas.

A confiança também é um fator fundamental no bom relacionamento, afinal, um suporte com pessoal capacitado, facilidade no pagamento, preço justo, entrega na data marcada e estoque são primordiais na decisão de compra do consumidor que está em busca de uma loja com a qual ele possa contar em todos os momentos. Quando é criado esse relacionamento, as compras do consumidor fluem naturalmente para a loja. Atualmente, muitos estabelecimentos, não só no varejo de material de construção, acabam se esquecendo do básico em qualquer atendimento, e “o básico” sempre precisa estar presente.

Confira abaixo a tríade do bom atendimento e aumente suas vendas

1)    Atendimento personalizado

Um dos principais erros dos comerciantes é querer tratar os consumidores de forma automatizada. Alguns perfis e problemas são parecidos, mas a equipe de atendimento precisa respeitar a individualidade e as características de cada cliente.

2)    Qualidade dos produtos

Aqui o principal cuidado é prezar sempre pela qualidade dos produtos, evitando assim possíveis problemas e insatisfações, gerando fidelização por parte do cliente, que sempre deverá procurar aquela loja por se lembrar da garantia de um atendimento de qualidade.

3)    Confiança gera preferência

Como visto anteriormente, o relacionamento com o cliente é construído a partir de uma base sólida que atende às necessidades do consumidor em fornecer o melhor atendimento, produtos e serviços. O principal cuidado é cumprir o prometido durante a venda.

CRM e novas tecnologias

Hoje, os comerciantes têm de dividir sua atenção para a loja física e para o universo virtual. A sedução para realizar a compra e iniciar o relacionamento deve prever essas duas frentes. De um lado, é necessário concentrar esforços no ponto de venda e na sua capacidade de atender adequadamente o consumidor, sem se esquecer de valer-se das ferramentas de divulgação tradicionais.

Por outro, as novas tecnologias precisam ser postas em prática, com o uso de marketing digital e de aplicativos como WhatsApp, mídias sociais e CRM. Esse último recurso se mostra um ponto muito importante para as estratégias da empresa nos dois universos, por permitir um controle desse relacionamento.

“Ou seja, antecipar as possíveis demandas do cliente, o que ajudará a maneira da empresa de estreitar o relacionamento, aumentar as vendas, o tícket médio e a lucratividade”, orienta Reinaldo. Apenas para citar um exemplo, o CRM, principalmente no caso das lojas de material de construção, possibilita acompanhar pelos pedidos o andamento das obras, promover ofertas e conteúdos especiais personalizados. 

A importância do pós-venda no relacionamento com o cliente

Muitos lojistas se preocupam com a fase de vendas, porém, após ela ter sido concluída, não é dada a devida atenção ao consumidor. Por isso, é fundamental manter esse contato também no pós-venda, garantindo que o consumidor tenha a melhor experiência e seja atendido rapidamente na resolução de possíveis problemas com a entrega ou com o produto.

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