Publicado por Votorantim Cimentos em 08/12/2022Aprenda como trabalhar a marca da sua loja
A marca nada mais é do que a identidade visual e também a personalidade que a empresa deseja passar para o mercado.Créditos: istock

Aprenda como trabalhar a marca da sua loja

Entenda o que é uma marca e descubra como desenvolver a sua, antes de posicioná-la no mercado.

Com tantas lojas de material de construção no mercado, qual é a fórmula correta para conquistar a preferência do cliente? A competição acirrada com a chegada e aceitação do e-commerce não permite que exista uma resposta única, mas trabalhar a marca da sua loja pode ser a solução. 

O que pode ser evidenciado é que, nos últimos anos, as marcas que conseguem estabelecer seus valores, conversar com os clientes, compreender as necessidades deles, facilitar e apresentar vantagens nas formas de pagamento são reconhecidas como marcas de credibilidade. Ou seja, diante do espaço que as grandes companhias estão dominando, é necessário que cada loja de varejo tenha seu nome reconhecido e seja lembrada como uma marca de respeito, que atende às expectativas do cliente quando este se depara com uma necessidade de compra. Mas, para isso, é preciso, primeiramente, entender o que é uma marca e descobrir como desenvolver a sua, antes de posicioná-la no mercado.

O que é marca?

A marca nada mais é do que a identidade visual e também a personalidade que a empresa deseja passar para o mercado (incluindo seus clientes). Geralmente, sua formatação é realizada com uma logomarca composta por nome e símbolo. No momento de se pensar em quais seriam esses elementos válidos, geralmente, a equipe responsável pela criação da marca faz pesquisas de mercado com o público-alvo para entender a imagem da própria empresa.

Como construir sua marca?

As bases de uma marca estão atreladas aos seus valores. Portanto, é preciso entender, em parceria com seus funcionários e sintonia com sua história, todos os itens conectados também à missão da empresa. O processo de criação do nome da marca deve estar ligado também ao que ela é na sua essência, por isso essa tarefa não é nada fácil. Para compreender o que a sua empresa representa, seguir esses tópicos deve facilitar o desenho dessa construção:

1- Descreva o que sua empresa faz.

2- Entenda quem é seu público-alvo.

3- Entenda como o público e o mercado enxergam a sua companhia.

4- Desenvolva quais são os valores da sua empresa.

5- Trabalhe a identidade visual que faça sentido para sua marca.

6- Trabalhe um nome que represente todos os aspectos que sua marca vislumbra hoje e deseja no futuro.

7- Caso seja necessário, contrate uma agência de marketing, publicidade ou comunicação para chegar a essas respostas e desenhar uma estratégia assertiva.

8- Após esse processo, comunique ao mercado seu posicionamento e sua identidade visual: elabore materiais impressos, publique nas redes sociais, entre outros.

Agora que você aprendeu o passo a passo para criar uma marca, chegou a hora de aprender mais sobre marketing e implementar algumas ações em sua loja.

Conheça sobre gestão de marketing:

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/gestao-marketing-loja/

Compartilhe esta matéria
22823

Mais lidas

Veja também

X