Publicado em 29/07/2013Sebrae lança cartilha com boas regras de atendimento

Sebrae lança cartilha com boas regras de atendimento

Normas de atendimento estão apresentadas em formato de quadrinhos

Atender bem não vai mais ser um mistério. Em formato de história em quadrinhos, uma cartilha lançada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) utiliza linguagem acessível para ensinar empresários se adaptarem à ABNT 15.842/2010 – a primeira norma brasileira voltada para o comércio. Opcionais, as regras de atendimento vem para manter a qualidade. Seu objetivo é ajudar empreendedores a melhorar serviços em seus estabelecimentos:

Leia também: A importância da qualificação da equipe de vendas no varejo

  • Forma-padrão de tratamento com o cliente – seja para comprar, trocar ou devolver um produto, e independente da idade ou aparência física do consumidor. Todos os funcionários devem adaptar-se ao mesmo padrão;
  • Não mastigar balas, chicletes, beber ou fumar na presença do cliente;
  • Ter horários de atendimento, mesmo com o estabelecimento fechado, em local visível;
  • Não fazer, durante o atendimento, nenhum tipo de comentário pessoal, político ou religioso;
  • Verificar com discrição a autenticidade do dinheiro dado como pagamento;
  • Comprovar o funcionamento do produto vendido e permitir que o freguês também o examine;
  • Antecipar-se à necessidade do cliente, oferecendo serviços adicionais, como embalagem para presente e entrega da compra;
  • Formas de pagamento possíveis listadas em local visível;
  • Indicar os produtos que não admitem devolução ou troca;
  • Personalizar o atendimento de clientes habituais, chamando-os pelo nome.

O material com todas as regras de atendimento está disponível nas unidades estaduais do Sebrae, e pode também ser acessado nesta página.

A organização da sua loja é um fator que impacta diretamente nas vendas. Conheça o Visual Merchandising e monte seu espaço de forma estratégica.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X