Sebrae lança cartilha com boas regras de atendimento
Normas de atendimento estão apresentadas em formato de quadrinhos
Atender bem não vai mais ser um mistério. Em formato de história em quadrinhos, uma cartilha lançada pelo Serviço Brasileiro de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) utiliza linguagem acessÃvel para ensinar empresários se adaptarem à ABNT 15.842/2010 – a primeira norma brasileira voltada para o comércio. Opcionais, as regras de atendimento vem para manter a qualidade. Seu objetivo é ajudar empreendedores a melhorar serviços em seus estabelecimentos:
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- Forma-padrão de tratamento com o cliente – seja para comprar, trocar ou devolver um produto, e independente da idade ou aparência fÃsica do consumidor. Todos os funcionários devem adaptar-se ao mesmo padrão;
- Não mastigar balas, chicletes, beber ou fumar na presença do cliente;
- Ter horários de atendimento, mesmo com o estabelecimento fechado, em local visÃvel;
- Não fazer, durante o atendimento, nenhum tipo de comentário pessoal, polÃtico ou religioso;
- Verificar com discrição a autenticidade do dinheiro dado como pagamento;
- Comprovar o funcionamento do produto vendido e permitir que o freguês também o examine;
- Antecipar-se à necessidade do cliente, oferecendo serviços adicionais, como embalagem para presente e entrega da compra;
- Formas de pagamento possÃveis listadas em local visÃvel;
- Indicar os produtos que não admitem devolução ou troca;
- Personalizar o atendimento de clientes habituais, chamando-os pelo nome.
O material com todas as regras de atendimento está disponÃvel nas unidades estaduais do Sebrae, e pode também ser acessado nesta página.
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