Planejamento de obra para pedreiros: 5 dicas para começar
Alguns itens devem ser reforçados com relação a organização do profissional
O profissional da obra, comumente conhecido como pedreiro, é um profissional cada vez mais requisitado, afinal, ele tem uma grande responsabilidade de colocar de pé o sonho de muitas pessoas. Porém, na hora de contratar é importante oferecer um diferencial visto que a concorrência nesse segmento é muito grande. Por isso, trouxemos algumas dicas para se organizar melhor e também realizar um bom planejamento de obras.
Sabemos que a contratação do serviço de pedreiro deve ser realizada com muita atenção para assegurar que o profissional contratado tenha as aptidões necessárias para a execução da obra. Entretanto, para que isso ocorra e as expectativas sejam devidamente cumpridas, é importante que a própria contratante tenha clareza sobre o que demanda. Por isso, o ideal é atentar-se a alguns itens que devem ser analisados e reforçados com relação à organização do profissional relacionados ao planejamento da obra, garantindo uma nova obra ou uma reforma sem imprevistos.
Dicas de organização para o profissional
Para Gustavo F. Silva, azulejista especializado e apresentador do Canal do YouTube Papo de Obra, a primeira dica é o compromisso e, principalmente, a gestão do próprio tempo. Pois, por mais que você não tenha um chefe, você é o seu próprio chefe, então, precisa ter um controle com relação às suas próprias demandas. “Muita gente, entre essas pessoas, o profissional da obra, acredita que pelo fato de se trabalhar como autônomo não precisa ter tanto compromisso com o tempo e pode sair mais cedo ou fazer o próprio horário, mas na realidade não é bem assim”, ressalta. Confira abaixo algumas dicas para organizar melhor a sua rotina:
- Seja pontual nas visitas técnicas;
- Seja muito claro com relação aos prazos;
- Tenha uma rotina e cumpra à risca;
- Tenha um planejamento de obra;
- Separe o seu trabalho em etapas.
Outro ponto de atenção é que, muitas vezes, o profissional informa uma data, mas em uma obra podem ocorrer diversos imprevistos, então, é muito importante ser transparente com o seu cliente. “Olha, o prazo para finalizar essa obra é de 30 dias, caso não existam imprevistos”, orienta. Isso vai fazer com que o contratante daquele serviço tenha mais confiança no seu trabalho e o contrate das próximas vezes.
Planejamento com o Papo de Obra
É muito importante que o profissional tenha em mente o seu planejamento de obras desde o início: “Planeje a obra desde o início e contabilize adequadamente todo o tempo necessário para cada uma das etapas de obra e quanto tempo você leva para cada etapa”, ressalta. Além disso, o ideal é que a obra já seja iniciada tendo em mente também quanto tempo leva até a finalização, ou seja, a entrega. Gustavo explica que costuma realizar o planejamento em três etapas, utilizando como exemplo, um banheiro:
Etapa 1: demolição, regularização e impermeabilização.
Etapa 2: revestimento e finalização.
Etapa 3: execução de rejuntes e instalação de acessórios.
Outro ponto de atenção para o sucesso no planejamento de obra é o cálculo dos materiais, pois evita que ocorram imprevistos dentro do seu cronograma. Além disso, é importante que você tenha cálculos precisos para evitar a todo momento pedir material para o cliente. “Se planeje nesse sentido para que a obra seja finalizada dentro do prazo”, alerta.
Para finalizar, seja profissional e aceite apenas trabalhos que saiba realizar e que estão ao seu alcance. “Se você é um instalador de revestimento, aceite apenas trabalhos relacionados ao revestimento e caso o cliente solicite outro tipo de serviço, auxilie o seu cliente a procurar um serviço especializado”, orienta. Caso tenha interesse em determinada área, busque sempre se capacitar para oferecer um trabalho diferenciado para o seu cliente. Atualmente, existem muitas escolas especializadas e até mesmo portais do segmento da construção que oferecem um conteúdo que pode te auxiliar a se capacitar.
Aproveite para conferir os vídeos do Papo de Obra: