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Publicado por Carla Rocha em 09/07/2020Como orientar a realização de pequenos reparos
Oferecer soluções e orientação para o seu cliente é uma forma de fidelizá-lo na sua loja.Créditos: Shutterstock

Como orientar a realização de pequenos reparos

Muitas pessoas têm buscado orientações nas lojas a fim de encontrarem a melhor solução

Nesta época de pandemia, os clientes estão buscando formas de resolver alguns problemas construtivos de casa, como pequenos reparos, sozinhos. De acordo com informações do Sebrae, em matéria no Mapa da Obra, entre os diversos serviços realizados por uma empresa de reparos ou um profissional da obra, podemos citar:

Gesso: instalação ou reforma de sancas ou gessos, bem como a instalação de drywall.

Alvenaria: indicado para reformas ou construção, além de pequenos reparos e reformas, além de demolição. 

Elétrica: indicado para a instalação e manutenção da parte elétrica, tais como interruptores, fusíveis, disjuntores, torneiras elétricas, chuveiro, aparelhos eletrônicos, lâmpadas, entre outros. 

Hidráulica: cuida da verificação e eliminação de vazamentos em geral, goteiras, limpeza de caixa d’água, sifões entre outros. 

Pintura: consiste no acabamento tanto de fachadas quanto de ambientes internos. Esse é um dos serviços considerados mais simples e pode ser feito por conta própria ou (mais recomendado) por um profissional da obra de confiança. 

De acordo com Adilson Kawahara, diretor da Fermacons, associado do Sincomavi-SP e presidente do Grupo NikkeyBraz, é muito importante que os lojistas façam o papel de orientadores com relação aos pequenos reparos, seja da residência ou do escritório, tanto com relação à parte estrutural quanto com relação à parte elétrica – considerando aparelhos como chuveiros, por exemplo. “O próprio aparelho marca o quanto ele precisa de amperes. Se o cliente não levar o disjuntor, é uma coisa muito sutil, você está numa conversa dando apenas a orientação do que pode acontecer”, destaca.

 

Pequenos reparos com Faça Você Mesmo (DIY)

Por conta da situação de pandemia da Covid-19, muita gente está trabalhando em casa. Em muitos casos, não dá pra trabalhar na mesa da cozinha, por exemplo, até por questões ergonômicas. Com isso, muitas pessoas estão buscando adaptar os seus espaços, comprando móveis mais adequados ou realizando pequenas reformas para transformar seus ambientes. Naturalmente, esses clientes estão buscando orientações nas lojas de materiais de construção a fim de encontrarem a melhor  solução e terem o suporte desejado com relação às suas dúvidas também. Por exemplo, ao fazer o escritório no próprio quarto, muitas vezes, a pessoa percebe que a prateleira é muito estreita e, então, vai até a loja de material que possui opções para substituí-la. 

“Por isso, a palavra a palavra certa hoje é oferecer a solução para o cliente. Esse é o meu caso de todo dia. O meu cliente tem a necessidade de resolver o  problema, ou buscar uma solução que seja viável. Mas ele gostaria de uma explicação técnica e quiçá ele pudesse fazer sozinho”, destaca. Os lojistas que apresentam essa predisposição acabam se tornando fundamentais para o cliente no momento em que ele precisa, assim, ele pode aproveitar a oportunidade para comprar outros produtos e também para fazer uma pequena reforma ou mudar a pintura da casa ou de um cômodo da mesma.

A importância da parte elétrica


Ainda de acordo com Adilson, é comum que, com o passar do tempo, o cliente se torne mais exigente e é natural que, ao longo de sua vida, ele comece a incorporar novos aparelhos elétricos dentro de casa. “Você pode não ter uma torradeira elétrica, uma air fryer, mas, naturalmente, você vai evoluindo e comprando. Com isso, aparecem os problemas relacionados à questão da fiação. Uma fiação de 20 anos também estraga. O disjuntor, por exemplo, perde 1% da eficiência ao ano. Você compra um produto que puxa um pouco mais de energia que afirma que precisa de até 30 amperes. Seu produto pode ter sido vendido com esse valor, no entanto, como ele é antigo, vai perdendo a eficiência”, exemplifica Adilson.


Orientar o seu cliente sobre essas questões, no ato da compra, reforça a sua preocupação com o sucesso do reparo ou da obra dele, além da segurança do mesmo, porque quando se fala de parte elétrica, é preciso ter cuidado para evitar problemas como incêndios. “É bacana que a pessoa não perde a confiança em você. Você fecha um ciclo de venda, a pessoa continua confiando em você e sempre procura”, complementa.
Vale destacar que quando se trata de parte elétrica, a orientação é sempre buscar um profissional especializado, como um eletricista.

 

Quer mais dicas para fazer pequenos reparos na parte elétrica em residências? Acesse: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/instalacoes-eletricas/

 

 

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