Atualizado por Votorantim Cimentos em 02/06/2022Como organizar a loja de material de construção
Uma loja organizada é ponto fundamental para que o lojista tenha um controle melhor de seus estoques/produtos e investimentos realizados. Créditos: istock

Como organizar a loja de material de construção

Manter a organização é fundamental para a loja materiais de construção ficar sob controle.

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Organizar a loja é um fator fundamental para o sucesso e a entrega de produtos de qualidade e valor agregado. Por isso, o lojista precisa ter conhecimentos sobre gestão e organização da loja e estoque, além de fluxo de caixa e planejamento para evitar possíveis problemas com falta de materiais para vender durante o período. A sazonalidade é outro ponto de atenção, pois existem fases de maior venda de determinado produto e outras de menor saída. 

Quando se deseja ter a organização da loja é fundamental manter a loja de materiais de construção sob controle e sem perda de produtos, considerando o tempo de entrega dos fornecedores e a curva ABC. O primeiro deles aponta em que período sua demanda deve necessitar mais de um determinado produto, ou seja, é preciso ter atenção às projeções históricas e preparar seu estoque para atender seu consumidor. 

Para Julio Cesar Moraes, Supply Chain Manager da Conibase Home Center, uma loja organizada é ponto fundamental para que o lojista tenha um controle melhor de seus estoques/produtos e investimentos realizados. “Para os funcionários, tanto vendas, quanto suporte (abastecimento, precificação etc.) também facilita muito, tanto para encontrar os produtos a serem ofertados, quanto para controle de estoque, vencimentos, entre outros”, ressalta. 

Dicas para manter o estoque da loja sempre organizado 

Ainda segundo Moraes, o fator principal para manter a organização de uma loja de materiais de construção é a definição dos espaços e setorização dos produtos. “É importante também a padronização no abastecimento das lojas e treinamento dos promotores e responsáveis pelos setores”, orienta. 

Além disso, é essencial manter uma boa sinalização e um bom layout do PDV a fim de que os clientes encontrem os produtos que estão buscando com maior facilidade. “Acredito que a organização da loja e seu estoque caminham juntos, os pontos de um, são extremamente relacionados com o outro, seja positiva ou negativamente”, explica. Na rede Conibase, isso é mais claro, pois eles tentam ao máximo deixar as mercadorias expostas direto no PDV, pois a mercadoria guardada não é vendida. “Já no caso de nosso Centro de Distribuição, onde é 100% estoque, quanto maior a organização, maior a acuracidade do estoque e menor a sua perda por quebra e/ou desperdício”, complementa. 

Outro ponto de atenção é com a utilização de um bom software de controle e gestão de estoque, como o WMS, por exemplo. Um bom layout de loja também é superimportante, e diferente da loja, o foco principal no estoque é deixar sempre perto os materiais de maior giro, para evitar distâncias no trabalho e separação. Importante também avançar nos canais digitais que, inevitavelmente, são o futuro.  Confira a seguir 5 dicas essenciais para manter as prateleiras da sua loja sempre organizadas: 

· 1 – Antes de abrir a sua loja é importante entender o próprio espaço bem como as próprias necessidades e as do cliente a fim de elaborar um projeto assertivo. 

·   2 – É importante planejar bem o layout da loja para que o cliente tenha livre circulação na loja e encontre facilmente aquilo que ele busca. 

·    3 – Alguns produtos merecem destaque especial, então escolha muito bem o que colocar em seu espaço nobre. 

·    4- Pense na relação de produtos e necessidades, e agrupe esses produtos ou faça promoções/combos para que o cliente lembre-se da integração entre eles. 

·    5 – Outro ponto de atenção é entender o valor de cada produto e classificá-lo adequadamente, seja por preço ou por exclusividade. 

Dica bônus: já a última dica para assegurar um gerenciamento de estoque efetivo na loja de materiais de construção envolve uma pergunta bem simples: quais os principais itens responsáveis por pagar os seus gastos fixos? Impreterivelmente, eles são os produtos que possuem um valor mais elevado e serão aqueles que proporcionarão maior margem de lucro para a loja. “E para finalizar, claro, e talvez o mais importante, uma loja organizada é muito positiva ao cliente, que consegue identificar e encontrar mais fácil o que precisa, melhorando sua experiência na loja, além dela ser mais apresentável e bonita, deixando tudo mais agradável ao cliente”, finaliza.  

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