Publicado em 05/06/2019Curva ABC: descubra como os preços de produtos impactam os resultados da sua loja
Considerar os produtos que fornecem mais lucro dentro do seu estoque é primordial para equilibrar os resultadosCréditos: shutterstock

Curva ABC: descubra como os preços de produtos impactam os resultados da sua loja

Deve-se ter cuidado e atenção na hora de definir a curva abc que é uma estratégia de negócio

Para quê um negócio seja sustentável é primordial que ele gere lucro ao longo do seu período de atividade. Nos últimos anos, os resultados negativos que fizeram parte do cotidiano do setor da construção civil, também foram amargos para as lojas de materiais de construção. Com mais de 140 mil lojas de materiais de construção no país, apresentar um negócio competitivo é fundamental também para conquistar clientes e obter resultados positivos ao final do mês.

Uma das técnicas que auxiliam os gestores desses estabelecimentos é a utilização da curva ABC. Essa curva divide os produtos dentro dos grupos A, B e C, sendo que aqueles que fazem parte do grupo A e B são responsáveis pelo valor total das vendas. Os outros 5% das vendas são formados pelo grupo C e são representados pelos itens que tem menor valor dentro do estoque.

Neste aspecto, a curva ABC é essencial para compreender quais itens o lojista deve ter em estoque (que podem gerar mais lucro para a companhia) e quais fornecem maior margem de lucro para a loja. “É preciso separar a estratégia de pricing e a curva ABC porque a essência da curva ABC para a essência do negócio é o básico. Então, observamos com muita atenção toda a nossa performance de resultados avaliando a curva ABC para ter certeza de quem são os nossos principais fornecedores tanto no quesito volume que pode ser uma estratégia de negócios, quanto na rentabilidade”, explica Marcello Miranda, diretor administrativo da Center Mega.

 

Importância da curva ABC

A curva ABC tem relação com a Análise de Pareto: nessa análise 20% dos números das vendas perfazem 80% dos resultados da companhia. “Baseado nessa avaliação, nós nos estruturamos para fixar fornecedores e também ter o entendimento da necessidade de buscar novos parceiros quando essa rentabilidade não é satisfatória”, explica o representante da Center Mega.

Para considerar uma estratégia de precificação, no entanto, é preciso considerar também as estratégias praticadas pelos concorrentes de mercado. De acordo com Miranda, não é possível considerar apenas a análise de dentro para fora e a curva ABC é somente um dos fatores que precisa ser considerado pelo lojista.

Para ter mais assertividade sobre todos os resultados evidenciados, a utilização de um software que contemple essas informações é imprescindível. “É necessário um recurso mínimo de software de informação para poder trabalhar esses dados. Entendemos que hoje existem algumas ferramentas baratas, mas é preciso verificar se ela puxa esses dados com precisão e se a nossa base formada por pequenos lojistas está preparada para trabalhar esses dados”, explica o representante da Center Mega. “Quando falamos de precificação e curva ABC, invariavelmente, estamos falando de temas muito relevantes para a gestão do seu negócio e de qualquer informação que possa ser retirada da estrutura, seja através de softwares ou outras ferramentas, que são fundamentais para a saúde da companhia. Logo, a atenção para a gestão da loja é essencial para qualquer negócio independente do seu tamanho”, complementa o diretor administrativo, Marcello Miranda.

 

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