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Publicado por Carla Rocha em 23/04/2020Como alavancar seu negócio nas redes sociais mais usadas
Uma boa gestão das redes sociais da loja de materiais de construção pode alavancar as vendas. Créditos: Shutterstock

Como alavancar seu negócio nas redes sociais mais usadas

Estar alinhado com as necessidades do público faz toda a diferença

Na construção civil, a necessidade de estar presente nas redes sociais está crescendo cada vez mais. As redes sociais se tornaram uma ferramenta muito importante na hora de  buscar recomendações sobre determinado serviço ou produto, portanto, se a loja de materiais de construção não está inserida nesse amplo universo da internet, acaba perdendo espaço junto à concorrência dentro de um mercado que já possui um nicho muito particular e, consequentemente, acaba perdendo vendas também.

Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter são ferramentas virtuais de comunicação direta com clientes. Para utilizá-las de forma correta, porém, não deve-se dispensar a figura de um gestor de redes sociais especializado para criar conteúdo relevante e alimentar suas páginas, tudo isso com qualidade e eficiência, o que acaba aproximando o consumidor e, consequentemente, conquistando também cada vez mais admiradores, mesmo de outros nichos – ou seja, uma boa gestão das redes sociais da loja de materiais de construção pode alavancar as vendas e gerar mais visibilidade para seu negócio.

Confira as redes sociais mais usadas e como elas podem auxiliar:

  1.     Facebook – Está em primeiro lugar com 2.449 bilhões de usuários ativos na rede.
  2.     Youtube – É uma rede mais focada na produção de vídeos, com 2 bilhões de usuários ativos.
  3.     WhatsApp – Muitas empresas já estão utilizando como ferramenta de vendas devido a concentração de público com 1.6 bilhão de usuários. Veja como melhorar as vendas pelo whatsapp aqui.
  4.     Messenger – 1.3 bilhão – Complementando o uso do Facebook, essa é uma ferramenta que permite troca de informação e pode servir como um SAC virtual da sua loja.
  5.     Instagram – Possui 1 bilhão de usuários ativos que compartilham imagens e seu lifestyle, além da presença de muitas marcas e influenciadores digitais.

 

Dicas para se destacar nos negócios da loja de materiais de construção

 

Mude o seu mindset: de acordo com Flávia Pini, CMO da HiPartners Capital & Work, o varejo (seja antigo ou novo) tem por fim um mesmo objetivo: vender. E não pode se perder de foco, mesmo diante de tanta inovação. “Novas tecnologias vêm à tona para colocar “boas ideias” em prática, ou seja, não adianta estar abastecido de novos mecanismos se o mindset, pessoas e processos continuam os mesmos”, destaca.

Cadastro de clientes: se você ainda não possui um cadastro dos seus clientes e o seu histórico de compras, isso precisa ser implementado urgentemente Até porque, só conhecendo o seu consumidor, qual é a frequência de compra e também as suas preferências, que você passará a ter insumo suficiente para criar novas estratégias para aumentar as vendas.

Pesquisa de público: conheça o seu público, tenha dados sobre a sua loja de materiais de construção (online e física – sob a mesma perspectiva de negócio) e descubra quais são as suas inabilidades, até porque, provavelmente, você saiba o que faz bem, mas desconheça onde está perdendo dinheiro.

Integração de pessoas e processos: o ideal aqui é não deixar que essas mudanças fiquem apenas para TI – lembre-se que a área de tecnologia não pode ser a única responsável por carregar as inovações, mas sim, facilitar suas aplicações.

Crie conteúdo de qualidade: conforme falado anteriormente, a qualidade do conteúdo que esteja alinhado com as necessidades do público faz toda a diferença. Por isso, invista em um gestor de redes sociais capacitados para auxiliar nesse processo.

Outro ponto fundamental destacado pela CMO é a mudança de cultura de uma empresa que é crucial para que tais mudanças sejam consistentes, caso contrário, as coisas mudarão por um tempo, mas voltarão à mesmice antes do que você imagina. “E entregue conveniência – seja no pagamento, na logística ou no atendimento – quanto menos atrito, melhor a experiência, e logo, as vendas também”, salienta.

 

Confira outras dicas para se destacar nas redes sociais da loja de materiais de construção: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/redes-sociais-loja/

 

 

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