
Mestre de obras: saiba tudo sobre o profissional
Entenda o que faz dele um grande aliado em todas as etapas existentes na obra
A gestão eficiente de um canteiro de obras é fundamental para o bom andamento de um projeto, pois impacta diretamente na programação da obra e no orçamento de uma construção. Por isso, o mestre de obras pode ser um grande aliado na hora de construir ou reformar. Ele é o profissional responsável pela supervisão da obra desde o início até a sua conclusão.
Hoje a construção civil mobiliza profissionais das mais diversas áreas e especializações: pedreiros, engenheiros, paisagistas, arquitetos, pintores, eletricistas, decoradores. Para garantir o alinhamento dessas equipes a fim de assegurar o cumprimento de prazos, o responsável pela gestão do canteiro de obra precisa entender de vários outros fatores como, por exemplo, organização financeira, gestão de pessoas, cálculos e medições, higiene e segurança do trabalho, primeiros socorros, logística etc. Entenda um pouco mais sobre o profissional:
Principais atividades
- Controle do fluxo de serviços;
- Recebimento e checagem de materiais e equipamentos;
- Garantir o uso de equipamentos proteção individual (EPI) e coletiva (EPC);
- Coordenação do trabalho dos profissionais envolvidos na obra;
- Leitura e interpretação das plantas arquitetônicas;
- Cálculo da quantidade de material utilizado na construção evitando desperdícios;
- Manter informados engenheiros, projetistas, calculistas e arquitetos do andamento da obra.
Em construções menores ou reformas mais simples, muitas vezes o responsável pela gestão do canteiro de obras é substituído por um encarregado, um profissional com menos experiência. Mas principalmente na fase de acabamento, o mestre de obras é fundamental, já que essa etapa exige conhecimentos técnicos mais específicos e que são importantes para garantir o bom resultado da obra planejada pelo arquiteto ou engenheiro.
A importância do profissional multidisciplinar
Pensando na otimização de processos e gestão de pessoas, o mestre de obras precisa ser um profissional multidisciplinar, afinal, além de saber lidar com as questões práticas do dia a dia, é preciso ter jogo de cintura para resolver problemas e conflitos que surgem diariamente, é necessário saber se comunicar bem e agir de forma ética, priorizando o uso consciente de insumos a fim de evitar o desperdício de materiais. Por isso a contratação de um mestre de obras exige a garantia de que o profissional possui capacitação adequada para exercer suas funções. Conheça os principais pontos a serem observados:
Principais capacidades
- Habilidade para liderar equipe;
- Detalhista; senso prático e estético;
- Compreensão de projetos;
- Habilidade manual;
- Facilidade de comunicação;
- Preparo técnico;
- Compromisso com qualidade e prazos.
Não existe uma formação específica para o profissional responsável pela gestão do canteiro de obras, mas é de extrema importância pensar na capacitação através de cursos de especialização, afinal, ele participa de todas as etapas da construção, desde a escolha e compra dos materiais utilizados até a coordenação das funções de cada trabalhador.
Confira como a boa gestão de um canteiro pode garantir o sucesso do projeto final: http://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/boa-gestao-do-canteiro-e-fundamental-para-o-sucesso-da-obra/