Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 26/06/2019Descubra como o marketing 3.0 pode melhorar os resultados da sua loja de materiais
o avanço das tecnologias já existentes que transformaram a forma como o consumidor se relaciona com a marcaCréditos: Shutterstock

Descubra como o marketing 3.0 pode melhorar os resultados da sua loja de materiais

O setor da construção civil e os lojistas de materiais precisam estar atentos a esse público a fim de entender as suas necessidades

Um dos principais desafios de uma loja de material de construção está em integrar o seu negócio ao ambiente digital, afinal, é imprescindível atender as demandas de um mercado onde o cliente está cada vez mais conectado e informado – é ele também que detém o poder sobre as decisões de consumo e sobre as marcas que segue.

O consumidor digital não quer mais apenas comprar um produto e sim ser bem atendido e ter seus problemas solucionados o mais rápido possível. É ele que detém o poder sobre o mercado e quer, não apenas receber um bom atendimento durante a venda, mas ser ouvido antes, durante e depois da conclusão de um negócio. Portanto, as empresas precisam de uma nova abordagem para atrair o interesse desse consumidor cada vez mais conectado.

Muitas mudanças marcaram os últimos anos tanto com o surgimento das novas tecnologias quanto com o avanço das tecnologias já existentes que transformaram a forma como o consumidor se relaciona com a marca. Para aplicar os conceitos do Marketing 3.0 na sua loja de materiais de construção é preciso entender as diferenças entre cada tipo de abordagem:

 

Marketing 1.0: foco no produto

Surgiu após a revolução industrial onde a escassez de produtos e a concorrência predominava. O foco principal era nas qualidades dos produtos por meio de uma mensagem direta e clara com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade do consumo.

 

Marketing 2.0: preocupação maior com o público

Nessa fase era fundamental conhecer o consumidor e criar produtos com base na satisfação de suas necessidades e desejos baseados no conceito dos 4P’s: Produto, Praça, Preço e Promoção.

 

Marketing 3.0: foco total no consumidor

Uma das principais características do marketing 3.0 é o foco no cliente. O novo marketing é centrado no ser humano e utiliza as emoções para impactar o cliente e criar ainda mais relacionamento entre ele e a marca.

 

Se antigamente a empresa estava no topo da cadeia hierárquica do consumo, a internet colocou esse mesmo público em uma posição de controle, logo, ele tem o poder de buscar informações antes de uma compra e interagir nas redes sociais, controlando até a reputação de uma marca ou produto. Por isso, o setor da construção civil e os lojistas de materiais de construção precisam estar atentos a esse público a fim de entender as suas necessidades e oferecer a melhor experiência de compra.

Por ser amplamente centralizado no ser humano, o marketing 3.0 tem como principal objetivo estreitar os laços entre empresa e consumidor criando uma conexão emocional. O marketing 3.0 é relativamente novo e pouquíssimos lojistas aderem, como no caso da loja de materiais elétricos Andra, localizada em São Paulo: “atualmente, colocamos mais foco no físico, mas trabalhamos no digital também”, destaca o gerente comercial, Thomas Aokida. Para mudar esse cenário, além de oferecer produtos de qualidade e focar no bom atendimento, se faz necessário humanizar a marca e focar em algumas mudanças sociais que fazem toda a diferença:

 

Conhecer o público:

Para oferecer serviços que atendam a demanda do consumidor um dos primeiros passos é saber qual é o objetivo da marca e conhecer as necessidades do público.

 

Marca com propósito:

Ter a missão e valores muito bem definidos e manter práticas sustentáveis e que façam a diferença na sociedade.

 

Importância da co-criação:

Cada vez mais a tendência é que as marcas criem produtos e tenham processos colaborativos em suas empresas.

 

Oferecer conteúdo de valor

Atualmente, o consumidor procura empresas que possuam algum diferencial como, por exemplo, que ofereçam conteúdos que possam ajuda-lo a solucionar algum problema. No caso do lojista de materiais de construção divulgar por meio das redes sociais dicas que possam facilitar o seu dia a dia já é um atrativo a mais para que ele siga a página.

 

Quer saber como o layout de loja pode ajudar a sua loja a vender mais? Descubra como: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/layout-da-loja/

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Instalações Elétricas

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X