Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como aumentar as vendas de cimento

Confira as técnicas de vendas especializadas para lojas de materiais de construção!

Publicado em 22/03/2018Uma loja de construção civil de sucesso é feita com bons fornecedores de materiais de construção
Qualidade dos fornecedores de materiais de construção deve ser primordial na hora da contratação dos lojistasCréditos: Shutterstock

Uma loja de construção civil de sucesso é feita com bons fornecedores de materiais de construção

Entenda como garantir a credibilidade de sua loja ao oferecer produtos com qualidade atestada

Todo consumidor quando vai realizar uma compra avalia alguns itens que são primordiais para a sua decisão. Um dos principais é a qualidade do produto que ele estará adquirindo. Uma loja com bons fornecedores de materiais de construção consegue ter como garantia, de primeira, que produtos de qualidade podem ser encontrados pelos seus clientes.

Porém, nem sempre é fácil atestar a qualidade daqueles fornecedores. Sendo assim, é importante estar atento ao mercado e entender como aquela marca se comporta mediante as suas concorrentes. Antes de qualquer coisa, é imprescindível que os produtos que o seu fornecedor oferece estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou possuam certificação ISO. “Trabalhar com fornecedores ruins, a médio e longo prazo, traz consequências irreparáveis ao negócio. O barato, muitas vezes, sai caro”, ressalta Mauro Flório, diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Lojistas e Materiais de Construção (Anamaco).

O impacto de vender um produto de qualidade ruim pode ser cruel e pode ser mensurado por meio da quantidade de reclamações que chegam dos clientes, conforme explica Flório. “Lojista precavido, já faz de antemão o contrato de fornecimento que inclui devolução de produtos que foram considerados ruins, inclusive, com indenização por danos a clientes, que não é raro ocorrer”, complementa.

                                                                                            

Dicas para obter bons fornecedores de materiais de construção 

Estreitar o relacionamento com os fornecedores

Uma das formas de conhecer seu fornecedor é visitar suas fábricas, pedindo dicas para entender os benefícios do seu produto e aprendendo sobre a sua aplicabilidade.

Além de conhecer seus materiais, essas ações podem garantir uma relação de parceria duradoura. Ou seja, possui dúvidas sobre a aplicabilidade do produto, mas tem certeza de sua qualidade? Não pense duas vezes na hora de ligar para o fornecedor e pedir mais informações sobre o mesmo.

 

Conhecer os reconhecimentos dos seus fornecedores de materiais de construção

Uma das formas de identificar se o seu fornecedor é uma empresa ética e também possui excelência no que faz é procurar seu posicionamento em rankings de melhores empresas para se trabalhar. A Votorantim Cimentos, por exemplo, lidera o ranking divulgado em janeiro de 2018 e elaborado pela Transparência Internacional Brasil, denominado “Transparência em Relatórios Corporativos: as 100 Maiores Empresas e os 10 Maiores Bancos Brasileiros”. Outro ranking de muita credibilidade é realizado pela revista Você S/A e aponta quais são as 150 melhores empresas para se trabalhar anualmente.

Conhecer o valor do fornecedor de materiais de construção é fundamental em dois momentos: o primeiro deles é na hora de contratá-lo para sua loja – ter a certeza de que seu consumidor levará para a casa um produto de qualidade é, também, contar com possíveis compras futuras. O segundo é fornecer ao seu vendedor mais um embasamento para o momento da venda. Todo consumidor se sente mais seguro ao comprar produtos de empresas que tenham qualidade comprovada no mercado e podendo atestar a qualidade desses fornecedores por reconhecimentos externos, é mais um ponto de destaque para a venda ser realizada.

É preciso estar atento diariamente a tudo que envolve o seu negócio, e alguns itens são essenciais para o bom desempenho de uma loja de materiais para construção.
Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar seus lucros com as vendas de cimento

Baixe o e-book gratuito e descubra todas as técnicas especializadas para alavancar suas vendas de cimento!

Mapa da Obra - E-book