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Publicado em 20/06/2019Como gerenciar estoque e evitar perdas de materiais
Organizar a loja e aproveitar ao máximo cada m² entendendo o valor de cada espaço é fundamental

Como gerenciar estoque e evitar perdas de materiais

É preciso cuidar da disposição dos materiais em estoque para evitar perdas em sacarias

Ter o controle do estoque de sua loja de materiais de construção é fundamental para evitar perdas financeiras. Organizar a loja e aproveitar ao máximo cada m² entendendo o valor de cada espaço é fundamental para aproveitá-lo da melhor maneira e ainda faturar mais com isso.

Mais do que ter um cuidado na hora de estocar mais produtos do que o necessário, é muito importante minimizar as perdas de materiais de construção por conta da validade e até mesmo por falta de cuidado durante o manuseio. Para Felipe dos Anjos Chiconato, consultor do Sebrae-SP, uma das principais dicas para organizar o estoque é levar em consideração o giro do produto: “por exemplo, o cimento gira muito em um depósito de materiais construção, então eu não posso ficar sem cimento no estoque. Porém, ele requer mais cuidado e atenção no ponto de vista de escassez de item”, destaca.

No ponto de vista de custo é necessário atenção para a margem de lucro porque se ele tiver uma margem muito pequena, o cuidado durante o manuseio deve ser redobrado — pois em casos de quebra ou danos, o prejuízo é muito grande. No caso de produtos que possuem uma margem de lucro mais alta, quando quebra, a possibilidade de prejuízos é menor porque a margem que está atrelada é bem mais alta e acaba repondo a que foi perdida. De qualquer forma, a perda na manipulação ou no controle do estoque representa um material que não volta mais; ou seja, gera prejuízo. “Sem contar também que o dinheiro parado custa — é o custo do capital —, então se você foi lá e investiu em um produto que não sai e ele fica parado, tudo isso gera prejuízo”, aponta Felipe.

 

Existem três categorias de vendas de materiais na construção:

Categoria 1 — Básicos: que é onde entram os itens como cimento, areia, tijolo, esquadrias, telhas etc.

Categoria 2 — Acabamento: onde entram os revestimentos, pisos, rejuntes, tintas e argamassas.

Categoria 3 — Decoração: aqui se encaixam os mobiliários, quadros, acessórios, cortinas, itens para piscinas, entre outros.

 

Aproveite ao máximo o espaço para vender minimizando o espaço para estocar, balanceando o estoque, escolhendo bem os itens para venda e repondo o estoque de acordo com a necessidade.

 

Dicas para gerir o estoque:

 

  1. Cuidado, frágil!

Materiais frágeis como pisos e acabamento precisam de atenção especial e cuidado durante o manuseio, pois o risco de quebrar é muito alto. É preciso se atentar para que ele esteja posicionado no local adequado para facilitar o seu manuseio sem riscos.

 

  1. Produtos perecíveis

Alguns materiais considerados perecíveis — como as tintas —possuem data de validade. Deve-se tomar cuidado para que, durante a reposição, os produtos próximos da validade sejam posicionados de maneira que sejam vendidos antes daqueles que acabaram de chegar.

 

  1. Sazonalidade

Estar atento ao comportamento de compra do consumidor — principalmente em meses como dezembro onde a procura por materiais de construção pode aumentar — é fundamental para manter o estoque abastecido durante todo o ano a fim de atender à demanda.

 

  1. Tempo de ressuprimento

É o tempo que o fornecedor leva para realizar a entrega do produto. Então é preciso levar em consideração esse período para realizar o pedido com antecedência e manter o seu estoque suprido para atender o seu cliente.

 

  1. Planilha de controle

Para ter o acompanhamento adequado e saber exatamente quantos itens foram vendidos, e quais precisam de reposição, é necessário ter um programa ou manter uma planilha que possa auxiliar para que o processo seja mais rápido e assertivo.

Outra opção é a compra compartilhada com outros empresários para a divisão de custos com transporte e minimizar o prejuízo. “Nesse caso você não deixa o dinheiro parado e, como todos terão o mesmo custo, isso acaba fortalecendo o grupo”, destaca Felipe. Pois em vez de comprar pouco com um custo maior, divide-se o valor com outras formas de pagamento diferenciadas para comprar com mais facilidade e benefício.

Utilize uma planilha de estoque para organizar esse espaço em sua loja: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/planilha-de-estoque-otimiza-gestao/

 

 

 

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