Votorantim Cimentos

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 06/05/2019Como administrar fluxo de caixa
O fluxo de caixa ajuda a elaborar uma estrutura gerencial e ter um maior controle de resultadosCréditos: Shutterstock

Como administrar fluxo de caixa

Nas operações do dia a dia de uma empresa, o controle de caixa e a organização financeira são fundamentais

Entre as principais ferramentas para o bom andamento dos negócios em uma loja de materiais de construção e a saúde financeira da empresa está o controle do fluxo de caixa, que é essencial para o planejamento de compras e controle de gastos da companhia, além de auxiliar na tomada de decisões de forma mais assertiva por parte dos gestores. O objetivo do fluxo de caixa é contabilizar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro disponível para aplicação ou possíveis gastos. O sistema deve ser considerado como flexível, no qual o empresário deve realizar a inserção das informações de entradas e saídas de acordo com a necessidade da loja. Ele também deve ser de fácil elaboração para as empresas que possuem controles financeiros bem-organizados.

 

Controle de caixa x fluxo de caixa

Controle de caixa: por meio dos registros realizados, pode-se conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente; ou seja, sua própria história.

Fluxo de caixa: projeta as entradas e as saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis.

 

Como funcionam as entradas e saídas?

A entrada de recursos financeiros no caixa de um depósito de materiais de construção ocorre quando há vendas. Ou seja, quanto mais vendas a sua loja realizar, mais recursos entrarão em seu fluxo de caixa. Já como saída pode-se considerar todas as contas a pagar, que podem ser despesas variáveis ou fixas.

Quando há mais saídas do que entradas nesse fluxo de caixa, ocorre a chamada situação deficitária — o empresário da loja de materiais de construção deve se atentar a esse problema, evitando também realizar compras de materiais em quantidade maior do que a sua demanda precisa, a fim de controlar seu estoque e reduzir prejuízos.

 

Como gerenciar o fluxo de caixa?

É recomendado que se utilize uma planilha ou um software de gestão financeira para administrar o fluxo de caixa. As planilhas são uma forma gratuita, simples e eficaz de controlar esses recursos financeiros; e, caso o objetivo seja se aprofundar nas possibilidades dessa gestão, os softwares são mais recomendados, pois apresentam diversas funcionalidades que podem ajudar a projetar objetivos.

Na prática, as informações devem ser colocadas no fluxo de caixa periodicamente, diariamente ou semanalmente. Quando se utiliza o consolidado dessas informações é possível verificar até mesmo períodos de sazonalidade e comportamento de compra da sua demanda. De acordo com o Sebrae, as informações colocadas no fluxo de caixa possibilitam elaborar a estrutura gerencial de resultados e a análise de sensibilidade, além de calcular a rentabilidade e a lucratividade.

 

Saiba as diferenças dos métodos de execução de fluxo de caixa: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/fluxo-de-caixa-informatizado-otimize-sua-gestao-financeira/

 

Fonte: Sebrae

Compartilhe esta matéria

Busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X