Publicado em 24/07/2013Fique de olho na declaração de imposto de renda

Fique de olho na declaração de imposto de renda

Cálculo para cada sócio-proprietário depende do lucro anual da microempresa

Além da administração dos tributos pagos pelas lojas, sócios-proprietários devem estar atentos às suas próprias declarações de imposto de renda (IRPF). Apesar de findado o prazo para o exercício fiscal de 2012, vale a pena se preparar para o próximo ano, organizando notas e comprovantes de pagamentos que serão necessários na reta final.

A declaração de cada sócio estará relacionada à movimentação financeira total da empresa: “Receitas anuais dos proprietários dependem do lucro obtido no ano; o que não muda é o prazo de entrega da declaração, que continua sendo o mesmo dos trabalhadores registrados em carteira (último dia útil do mês de abril)”, explica Jeferson Viana, diretor da JL Viana Assessoria Contábil.

Leia também: A importância da qualificação da equipe de vendas no varejo

O optante pelo Simples Nacional tem de apurar o lucro, somando valores das notas fiscais emitidas durante todo ano (de 1º. de janeiro a 31 de dezembro). Deste total são subtraídos impostos, como DAS e previdência (INSS), e despesas fixas – contribuição sindical patronal, Taxa de Fiscalização de Estabelecimento (TFE), pagamento de funcionários e fornecedores.

O resultado dessa conta é o lucro anual da empresa. Do valor obtido, 80% são declarados como receita dos proprietários da ME, de acordo com a participação de cada um no capital social.  Os 20% restantes são computados como despesas da empresa.

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X