Mapa da Obra - E-book

Portfólio de produtos da Votorantim Cimentos 2021

Baixe agora!

Publicado por Carla Rocha em 08/04/2021Dicas para otimizar a gestão de fluxo de caixa
Planilhas são fundamentais, mas o uso de softwares pode proporcionar mais funcionalidades para a gestão do fluxo de caixa.Créditos: Shutterstock

Dicas para otimizar a gestão de fluxo de caixa

Controle de entradas e saídas, além de gestão de fornecedores, precisa ser rigoroso

As planilhas de controle de fluxo de caixa são utilizadas há bastante tempo para se ter um controle maior do estoque de maneira gratuita, além de serem simples e eficazes para controlar recursos financeiros. Caso o objetivo seja se aprofundar nas possibilidades dessa gestão, os softwares são as ferramentas mais recomendadas, pois apresentam variadas funcionalidades que podem ajudar a projetar objetivos tanto a médio quando longo prazo. Na prática, as informações devem ser colocadas no fluxo de caixa periodicamente, diariamente ou semanalmente.

De acordo com Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi-SP e da rede de Lojas Conibase, com relação ao fluxo de caixa, principalmente durante a pandemia, pouca coisa mudou, mas cada vez mais é fundamental ter atenção no prazo médio de pagamento dos fornecedores, agora que voltou o controle rigoroso com relação às restrições mais fortes no Estado de São Paulo. “É importante tentar prolongar ao máximo possível para que a gente gerencie da melhor maneira”, destaca. Quando se utiliza o consolidado dessas informações é possível verificar até mesmo períodos de sazonalidade e comportamento de compra e demanda da loja. “Com relação aos clientes, tentar fazer com que eles paguem a vista ou obter taxas mais baixas possível na antecipação dos pagamentos”, complementa.

Automação e informatização do fluxo de caixa

Hoje, ter um sistema de controle é fundamental para reunir a maior quantidade de informações possível, pois elas ajudam na tomada de decisão e evitam perda de tempo e dinheiro. Segundo especialistas, a falta de gerenciamento do estoque, por exemplo, é um dos problemas mais comuns entre os gestores de lojas de materiais de construção, e que pode ameaçar de forma significativa a sobrevivência de lojas varejistas.

Ainda de acordo com o lojista, para o controle de fluxo de caixa habitual já existem algumas ferramentas ERP que disponibilizam relatórios de prazo médio de pagamento e também de prazo médio de recebimento, para assim, ir controlando no dia a dia com maior facilidade. Na rotina dos lojistas, a disponibilidade de produtos é fundamental ainda mais em tempos de pandemia, pois esse neste momento é o ponto principal, ainda mais do que os preços. “Então, é ter o estoque adequado para atender o cliente e conseguir o máximo possível dos fornecedores com relação a entrega pontual”, destaca.

No controle de entrada e saída de produtos, a automação ou informatização é fundamental por conta da quantidade dos produtos que compõem uma revenda de materiais de construção. A falta de controle físico e até mesmo documental do estoque atrapalha o trabalho de todos os funcionários, desde cargos administrativos até o próprio vendedor da loja. O empreendedor precisa estar atento para toda e qualquer possibilidade de risco que venha a trazer prejuízos.

Perspectivas dos varejistas para o ano de 2021

O representante acredita ainda que as perspectivas para 2021 são ótimas e que parte dos fatores do sucesso já vem de alguns anos, como juros baixos, e agora com a mudança de hábitos das pessoas pensarem mais em seus espaços, na família e, até mesmo, com o home office, a expectativa tende a aumentar ainda mais.

Os juros baixos também tem potencial para trazer uma vontade maior de investimento em imóveis ao invés de ações e a chegada da vacina traz também uma perspectiva positiva de enxergar uma luz no fim do túnel e a solução para o problema que enfrentamos no último ano, de acordo com Adachi. “Para o próximo ano, acredito que vamos continuar tendo juros baixos, apesar de crescente. Além disso, também acredito que teremos liquidez no mercado e disponibilidade de capital para empréstimos”, ressalta. Essa facilitação para a aquisição da casa própria em conjunto com juros baixos faz com que o valor das parcelas seja menor fazendo com que mais pessoas consigam adquirir a casa própria. “Com isso, acredito que nos próximos dois anos o mercado vai estar bem aquecido”, complementa.

Quer saber como gerenciar seu estoque de forma assertiva e simplificada? Baixe a planilha gratuita do Mapa da Obra: http://mapadaobra.rds.land/curva-abc

Compartilhe esta matéria

Materiais de construção da Votorantim Cimentos!

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X