Organização e sistema de controle de estoque
Confira cinco dicas para manter o seu estoque organizado.
Muitas lojas pequenas possuem o próprio sistema de controle de estoque e muita coisa é controlada apenas visualmente. No entanto, é muito importante ter outras formas mais eficientes e até mesmo programas específicos para garantir a assertividade dessa atividade tão importante. Inventários rotativos diários, que verificam as quantidades de cada tipo de produto por vez, de forma aleatória podem ser realizados até mesmo a portas abertas, durante o horário de funcionamento da loja.
Já o inventário de estoque anual geral é feito a portas fechadas. Desta forma, não gerará novas vendas nem expedições durante a realização do processo de controle, permitindo assim calma e tranquilidade para fazer as revisões necessárias de todos os materiais da loja, subtraindo tudo o que foi vendido. O gerenciamento de produtos é de extrema importância para garantir bons resultados financeiros nas lojas de materiais de construção.
Porém, para muitos gestores, ainda existem algumas barreiras na hora de controlar a entrada e a saída de materiais. Isso ocorre por conta da quantidade de itens para serem vendidos, que, muitas vezes, podem passar de mil, o que torna a atividade do controle de estoque ainda mais desafiadora para os gestores e funcionários do estabelecimento.
Cinco dicas para manter o seu estoque organizado
Pensando também na redução de custos e otimização dos processos nos estabelecimentos comerciais, é interessante ter atenção aos processos realizados na loja e também entender quais são os principais cuidados que os lojistas de materiais de construção precisam ter com o armazenamento de materiais e produtos para evitar perdas de materiais na loja que podem resultar em prejuízos financeiros, como a quebra de materiais delicados, como revestimentos, ou rasgos de embalagens, como as de argamassas e cimentos
Confira abaixo as principais dicas para manter o estoque organizado em sua loja de materiais de construção adequadamente para evitar perdas:
– faça uma descrição correta de cada produto;
– acompanhe os prazos de validade dos produtos;
– use e abuse da tecnologia para auxiliar no controle;
– faça o registo de entrada e saída de produtos da loja;
– identifique os setores onde ficam os produtos adequadamente.
Agora, é só colocar tudo em prática e manter o seu estoque organizado.
Veja como organizar a loja: