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Publicado por Carla Rocha em 05/08/2020Compre e retire: descubra como otimizar suas vendas
É preciso considerar novas estratégias para seguir crescendo mesmo diante de uma pandemia.Créditos: Shutterstock

Compre e retire: descubra como otimizar suas vendas

Técnicas omnichannel ganham cada vez mais destaque em tempos de isolamento social

O comportamento do novo consumidor digital é alvo de estudos já há um bom tempo e é um tema que está ganhando muito destaque a cada dia. Outra ação que surgiu nesse ambiente online e que tem chamado atenção é justamente o “compre no site e retire na loja”, também conhecida como BOPIS/BORIS, que é uma ferramenta que traz práticas das técnicas omnichannel com surgimento no comércio varejista dos Estados Unidos e que tem ganhado mais destaque agora em tempos de isolamento social.


De acordo com Patrícia Cotti, diretora executiva da IBEVAR, o segmento de material de construção possui alguns bons desafios na consolidação dos conceitos. O primeiro deles diz respeito a visualização do consumidor utilizando o e-commerce como um meio de compra válido para este tipo de material. “Aqui, há a necessidade de aculturação do consumidor com boas práticas, bem como de gestão de conteúdo dos produtos postados, haja vista as características técnicas de muitos dos produtos”, destaca.


Traduzindo para o português, o BOPIS (buy online, pick-up in store) é basicamente quando a compra é realizada no ambiente online e a retirada é realizada diretamente na loja. Já o BORIS (do inglês: buy online, return in store) é um modelo de compra online que conta com a devolução na loja. Ambos os conceitos são ações que estão em uma parte importante de uma  estratégia omnichannel ou multicanal.

 

Desafios do compre e retire


Geralmente, a jornada de compra do consumidor começa quando busca informações para  comprar de forma online. A primeira ação é enviar um e-mail e pedir orçamento; a segunda é entrar no site e deixar os dados para loja entrar em contato; e a terceira é entrar  diretamente no e-commerce e fazer a compra diretamente na loja online, ou seja, o último recurso é fazer a compra via ambiente digital ou WhatsApp e isso se dá, principalmente, por conta de alguns entraves enfrentados pelo varejo de materiais de construção. São eles:

– Valor do frete;

– Demora na entrega;

– Falta de canal direto para tirar dúvidas;

– Consumidor não consegue sentir a textura.

 Outro grande desafio destacado pela diretora é a questão logística de entrega e prevenção de perdas envolvida neste tipo de material. É preciso estruturar muito bem as operações para garantir a entrega certa, do produto certo e sem avarias, sob pena de se criar um ponto de perda monetária para a empresa, seja por produtos avariados, seja por logística reversa.

Necessidade de transformação digital no varejo


Em live recente sobre transformação digital realizada pelo Mapa da Obra, Graciela Mognol, Head de Marketing da Votorantim Cimentos, destacou que, atualmente, existe 140 mil lojas de materiais de construção no Brasil (dados da Anamaco) e 70% são formadas por pequenas lojas de bairro. Com isso, esses lojistas precisaram se adaptar criando formas para se destacar em meio a uma crise. Outro dado importante levantado durante a transmissão foi que “antes da pandemia, 24% dos consumidores compravam  online, depois da pandemia, 47% dos consumidores começaram a comprar mais material de construção neste formato”, destacou.
De acordo com Cotti, as principais lojas de material de construção no país estão em uma movimentação de integrar suas operações com o mercado online, com estratégias de transformação digital e, principalmente, início das ações de compre online e retire na loja. “Alguns formatos inovadores com experiências digitais em loja e quiosques com integração de canais e prateleira infinita também estão sendo testados, mas tudo ainda muito em caráter piloto, apesar de apresentarem bons frutos”, orienta.

 

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