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Publicado por Carla Rocha em 24/06/2021Como otimizar recursos em pequenas construtoras

Como otimizar recursos em pequenas construtoras

Cumprir prazos é um fator decisivo para que uma obra tenha um bom desempenho

Economizar recursos no canteiro de obras costuma ser um dos principais desafios das construtoras e também dos profissionais da obra ao longo dos anos. Para que as empresas consigam otimizar recursos efetivamente, é fundamental realizar um orçamento de obras bem elaborado, considerando todas as etapas do processo até que o empreendimento seja concluído. No setor da construção civil cumprir prazos também é um fator decisivo para que uma obra tenha um bom desempenho de produtividade tanto para grandes quanto para pequenas construtoras.

Para João Leonardo Castro, diretor de desenvolvimento e gestão de produtos da SKR, é importante que as pequenas construtoras, assim como todos os demais setores da economia, aprendam a se adaptar à nova realidade. “Muitas fábricas reduziram a produção por longos períodos, e com o andamento das obras, começaram a refletir em falta de alguns insumos e aumento nos preços”, ressalta. Ele destaca ainda que o principal impacto tem sido a pressão nos preços dos insumos da construção civil.

Entender as fases da pandemia, adaptar as estruturas das equipes alocadas nos escritórios e nas obras, entender e delimitar os riscos, identificar as prioridades e ineficiências, permitiu com que as construtoras entendessem melhor o modelo de trabalho e adaptassem as rotinas e demandas para continuar operando de maneira enxuta e produtiva para otimizar recursos e aproveitar oportunidades de melhorias de procedimentos. “Implementar mudanças operacionais foi fundamental para otimizar recursos. Foi necessário desburocratizar algumas tomadas de decisões, compartilhamento do ambiente de trabalho com parte da equipe remota, e tornar as trocas de informações mais ágeis e precisas”, complementa.

Uso da tecnologia como forma de otimizar recursos

Investir em maquinários, materiais ou recursos que aumentem a produtividade na construção pode ser vantajoso a curto, médio e longo prazo e, com isso, também se economiza com relação a materiais, contratação de profissionais e também custos com retrabalho, o que por sua vez, otimiza os recursos em canteiro de obra e, consequentemente, a diminuição de custos por parte das construtoras e incorporadoras. Por isso, realizar um planejamento assertivo para empregar soluções que beneficiem também as pequenas construtoras é uma alternativa inteligente e segura. Veja abaixo algumas vantagens:

·         Diminuição de retrabalhos;

·         Padronização das atividades;

·         Redução nos prazos de entrega;

·         Redução do desperdício de materiais;

·         Funcionários treinados e capacitados;

·         Canteiro de obras bem planejado;

·         Maior segurança para os funcionários.

A maioria das empresas do ramo da construção, seja uma grande ou pequena construtora, tem como objetivo aumentar a produtividade nas obras a fim de diminuir custos e despesas, o que pode ser feito com maior investimento em tecnologia na construção civil. Se existe aumento da produtividade, existe também um aumento na eficiência e, consequentemente, otimização dos recursos das pequenas construtoras. Quando a empresa utiliza e também investe em recursos tecnológicos a fim de evitar atrasos e também melhorar a qualificação da mão de obra, fatores como a baixa produtividade, altos custos, entre outros problemas, podem ser evitados, além de ser um diferencial na hora de conquistar a confiança de um cliente em potencial.

Bônus: perspectivas para 2021 no setor imobiliário

Ainda de acordo com ele, as expectativas são positivas para o setor imobiliário em 2021. “O mercado imobiliário na cidade de São Paulo é muito dinâmico e, após o período inicial de incertezas trazidas com a pandemia que vivemos, percebemos uma recuperação do mercado”, aponta. Segundo dados do Secovi-SP, o setor percebeu uma clara curva de recuperação. A quantidade de unidades vendida no período de abril/20 a março/21 teve aumento de 5,9% em relação ao mesmo período anterior. “Esse bom desempenho também é reflexo dos esforços das equipes de venda on-line, uma vez que os atendimentos presenciais foram interrompidos por um longo período em 2020 e parte em 2021”, finaliza.

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