
Como fazer os cálculos de precificação da sua loja?
Saiba quais fatores você precisa levar em consideração na hora de calcular os preços dos produtos
A precificação dos produtos pode parecer algo simples para alguns, mas é uma atividade bem complexa, que merece uma estratégia. Como definir então, o preço de venda?
Antes de chegar nessa resposta, é válido ressaltar que um dos principais objetivos das empresas é lucrar. Então, antes de aplicar o preço do produto, existem alguns fatores que precisam ser analisados para que o lucro líquido realmente exista. Inclusive, observar esses itens é essencial independentemente da estratégia de formação de preços que será adotada.
Os principais fatores são:
1. Análise de Mercado
A prática de preços mais altos que os da concorrência tem um resultado certeiro: a perda de espaço no mercado.
E como saber se o valor do produto está mesmo acima do que é praticado?
A única forma é por meio de uma pesquisa de mercado detalhada, com questões definidas, para coletar um conjunto de resultados. Assim, será possível conhecer a estratégia dos concorrentes, bem como seus pontos fortes e fracos. Leia e estude sobre os produtos dos seus concorrentes, assim como os preços e promoções oferecidos por eles.
Dedicar tempo e energia a essa atividade é primordial para conseguir definir os valores mais competitivos. Também para, assim, traçar as melhores estratégias, aproximando-se ao máximo dos possíveis clientes. Portanto, é uma prática indispensável no momento da precificação dos seus produtos.
→ Nesse comparativo com o mercado, lembre-se de levar em conta o:
- Tempo de mercado da sua marca;
- Seu volume de vendas atual;
- O nível de conhecimento da sua marca pelo público.
2. Custo do produto
O custo do produto tem que ser coberto pelo custo de venda. Isso é algo básico na precificação de um material. Nesse caso, o valor de compra da mercadoria, por exemplo, tem que ser avaliado e entrar na formação de preços. Esse, inclusive, é o que chamamos de custo direto.
Já o custo indireto se refere aos gastos empresariais que são distribuídos para todos os produtos, como o pagamento de salários, por exemplo.
Essas despesas podem ser fixas, ou variáveis, como você verá em seguida.
3. Despesas fixas e variáveis
Esses são fatores que também devem ser cobertos pelo preço de venda. Sejam os gastos com tributos e impostos, com a manutenção da loja física e online, ou até com os encargos dos funcionários. Enfim, todas as despesas necessárias para manter o negócio ativo.
Despesas fixas: salários, pró-labore, luz, internet, aluguel, etc.
Despesas variáveis: comissões de vendedores, frete sobre venda, impostos, etc.
→ Trabalhar com metas e estimativas de venda irá ajudar a avaliar se o preço praticado será viável, ou não.
Cálculo da formação de precificação
Depois de avaliar os fatores pertinentes à precificação, é chegada a hora de fazer os cálculos do preço ideal. Há quatro técnicas principais que podem ser aplicadas:
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Formação com base no lucro
Essa técnica tem como foco o lucro. Ou seja, se estabelece o percentual do lucro desejado, e é por meio dele que se chega ao preço de venda. Assim:
100% preço de venda = custo inicial + percentual das despesas fixas + percentual de lucro desejado
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Margem
Ao estabelecer uma margem de lucro, a empresa define quanto quer ganhar sob cada venda. O cálculo se dá pela seguinte fórmula:
Margem = valor de venda – custos e despesas variáveis
Assim, é possível entender se a margem do custo de venda é alta, ou baixa, e fazer os ajustes necessários.
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Markup
Markup é uma expressão bem conhecida no universo empreendedor. Esse é um método que trabalha com estimativas, diferente do conceito de margem. Portanto, os cálculos é feito utilizando porcentagens.
A fórmula, então, aplica os percentuais de:
Markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + lucro desejado)]
É importante observar que o percentual do lucro desejado se dá pela soma do percentual das despesas fixas com o percentual das despesas variáveis.
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Pesquisa de preço
Já falamos sobre a importância da análise de mercado, e de como a pesquisa de preço da concorrência é importante para tornar o valor do produto atrativo e competitivo. Aqui, o diferencial da empresa será o preço, e, por isso, é preciso avaliar a média de preço do produto no mercado.
Mas, fique atento: chegar a um custo de venda mais baixo que a média nem sempre vale a pena para o seu negócio. Só compensa se todos os custos referentes ao produto puderem ser cobertos. Caso contrário, o setor financeiro da empresa poderá sofrer consequências negativas.
Para todos esses cálculos, e, principalmente, para a pesquisa de preço, ainda é possível agregar outras variáveis. Elas podem compor o cenário da formação de preços, quando consideramos:
- Comportamento das vendas
- Impacto nas vendas em eventos sazonais, como datas comemorativas
- Situação política do país
- Novos hábitos dos consumidores
- Mudanças na concorrência
- Variações econômicas do país
- Novos produtos
- Novas tendências de mercado
É importante encontrar um equilíbrio no meio de tudo isso. Aplique um preço que não esteja nem muito acima, nem muito abaixo do mercado. Assim, seu negócio terá poder competitivo e de lucro.
Fornecedores também têm seu papel na formação de preço
Por fim, aqui vai um dos pontos mais importantes para a formação de preços: os fornecedores. É a interação com o fornecedor que torna o preço de compra adequado.
Assim, ele é aplicado às fórmulas descritas anteriormente e, então, o lucro é viável. Encontrar produtos de qualidade, com preço de compra acessível e condições de pagamento flexíveis, certamente trará benefícios para a formação de preço.
Mas, para chegar nesse cenário, é necessário investir um pouco mais de tempo. Isso porque é preciso fazer uma pesquisa minuciosa para se certificar de que o fornecedor:
- É de confiança;
- Conta com diversos produtos à disposição;
- Oferece boas condições de preço;
- É flexível quanto à negociação.
Dessa forma, atingir o lucro líquido esperado por venda fica muito mais fácil, garantido um bom custo-benefício aos seus clientes.
Agora que você já sabe como fazer a formação de preços dos seus produtos, descubra algo indispensável para todos que trabalham no mundo da construção: o material ideal para estruturas de concreto armado.