Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Você conhece as melhores técnicas para uma gestão de estoque eficiente?

Baixe o e-Book gratuito e descubra.

Publicado em 22/07/2017Cimento para obras industriais garante secagem rápida e alta resistência
Cimento Obras Especiais - Industrial é ideal para pavers, blocos estruturais, artefatos e pré-moldados

Cimento para obras industriais garante secagem rápida e alta resistência

Desenvolvido com dosagem diferenciada de calcário e argila, este tipo de cimento é mais fino, o que ajuda a acelerar o endurecimento do concreto em obras industriais

Na hora de escolher o cimento certo para obras industriais, é fundamental levar em consideração alguns aspectos, como resistência, trabalhabilidade e impermeabilidade. Eles devem ser avaliados de acordo com as propriedades do cimento, que também pode ser usado na execução de obras civis.

A adição de alguns agregados na mistura de calcário, argila e componentes químicos gera impacto direto na solução – o gesso, por exemplo, aumenta o tempo de pega; já a escória garante a durabilidade na presença de sulfato.

Desta forma, é necessário contratar um profissional de engenharia para avaliar o tipo da obra e o que é necessário para obter sucesso.

E as obras industriais?

No caso de aplicações industriais, a melhor opção é o cimento Obras Especiais – Industrial, da Votorantim Cimentos, que atende à norma NBR 5.733/1991. Trata-se de um cimento de secagem rápida – pega acelerada – e de alta resistência inicial, o que proporciona desforma rápida e maior produtividade na produção e movimentação dos pré-fabricados e artefatos de cimento.

O processo de fabricação desse cimento para obras industriais requer dosagem diferenciada de calcário e argila, resultando em um produto mais fino que os demais. Isso é o que ajuda a acelerar o endurecimento do concreto/argamassa para a construção.

Por secar mais rápido, é preciso ter cuidado extra em sua aplicação, a fim de evitar fissuras causadas pelo vento ou ar seco. Outro ponto é não deixar o concreto parado por muito tempo até a concretagem, pois pode ocorrer perda de trabalhabilidade.

Cimento a granel

Em casos que exigem produção em escala industrial, é possível utilizar o cimento a granel. Ele proporciona agilidade na dosagem de concreto e mantém o local de trabalho mais limpo.

 

Clique aqui e conheça o cimento beneficiado, uma opção para substituir o clínquer.

 

Compartilhe esta matéria

Novo e-Book

Gestão de estoque:
conheça técnicas para
ser eficiente

Mapa da Obra - E-book
X