Publicado em 16/10/2017CBIC e SENAI criam documento com diretrizes urbanas
A CBIC preparou materiais que vão auxiliar no processo de uma nova maneira de olhar a gestão e o planejamento das cidades.Créditos: Divulgação

CBIC e SENAI criam documento com diretrizes urbanas

O guia permitirá às cidades fazerem um diagnóstico de seus problemas e de suas vocações, entendendo suas possibilidades futuras, estabelecendo metas e buscando soluções

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Indústria Imobiliária (CII), o SENAI Nacional e o Instituto Jaime Lerner desenvolveram o documento “Por uma nova Cultura Urbana”, um guia que vai nortear as cidades brasileiras quanto a diretrizes urbanas para a elaboração de um PDDE – Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico.

O objetivo é ajudar as cidades brasileiras a repensar seu processo de gestão e planejamento tendo por base uma visão de futuro compartilhada e pactuada com a sociedade.

O guia permitirá às cidades fazerem um diagnóstico de seus problemas e de suas vocações, entendendo suas possibilidades futuras, estabelecendo metas e buscando soluções a partir de suas próprias potencialidades.

De acordo com Ariadne Daher, arquiteta do Instituto Jaime Lerner, o ponto central da proposta é ajudar a sociedade a desenvolver uma visão integrada de futuro, considerando questões de mobilidade, infraestrutura, identidade e sustentabilidade das cidades, com iniciativas que resultem na melhoria da qualidade de vida.

“O projeto pretende dar ênfase ao planejamento que humanize as cidades, que priorize o cidadão ao automóvel, o transporte coletivo ao individual, o uso inteligente dos recursos naturais, no fundo melhor qualidade de vida ao cidadão”, explica o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Na opinião do arquiteto Arthur Parkinson, coordenador do projeto de Desenvolvimento Urbano da Comissão de Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), este é o momento da grande virada para avançar em projetos de desenvolvimento urbano.

O guia será apresentado em outubro, na Habitat III, Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, em Quito (Equador).  Reunindo pontos de vista de diversos especialistas, o guia tem por objetivo contribuir para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Estratégico (PDDE) das cidades médias, com população entre 100 mil e 1 milhão de habitantes.

Clique aqui para ter acesso ao Guia Ilustrado sobre diretrizes urbanas.

Tenha acesso ao caderno de referência clicando aqui.

Quer otimizar seus projetos utilizando a terceirização de serviços? Conheça as vantagens e as responsabilidades do trabalho terceirizado, de acordo com a lei.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X