
Autogestão profissional
Autonomia exige conhecimentos que vão além da capacidade técnica
A autonomia profissional exige habilidades e conhecimentos em autogestão dos negócios. Traz liberdade de ação, mas os requisitos para alcançar o sucesso vão além da preparação técnica e cultural e da experiência na profissão. Ao optar por um negócio próprio, mesmo trabalhando sozinho, o arquiteto deve saber administrá-lo.
Há negócios que dão resultado sem gestão e a isso atribuímos sorte; há negócios que dão certo com gestão e a isso atribuímos competência. No mundo dos negócios o sucesso premia mais a competência que a sorte, afirma Reinaldo Messias, consultor do SEBRAE- SP.
De acordo com o consultor, antes de qualquer ação é fundamental estabelecer um objetivo de acordo com a área de especialização. Quanto mais quantificável for esse objetivo, melhor será o estabelecimento das maneiras para atingi-lo.
Em seguida, o profissional deve verificar com um contabilista a melhor forma jurídica – autônomo ou empresa individual – para regularização da atividade. Depois disso, é recomendável elaborar um Plano de Negócios, que norteará as estratégias que deverão ser adotadas em relação ao mercado, a fim de propiciar o alcance dos objetivos estabelecidos.
Para Messias, todo trabalho, mesmo autônomo, deve estar caracterizado basicamente por quatro processos:
-Fazer: ideias voltadas para os desejos e necessidades dos clientes, transformando-se em soluções;
-Vender: soluções se transformam em clientes fidelizados;
-Controlar: indicadores são apurados e balizados com os objetivos;
-Liderar: processo de tomadas de decisões acertadas.
Dicas para o sucesso da autogestão:
1- Planeje sempre, mas ponha em prática.
2- Controle sua vida financeira e seu negócio de forma separada.
3- Invista em conhecimentos para gestão de negócios.
4- Administre seu tempo da melhor forma possível.
5- Use as redes sociais para promover seus negócios.
6- Estabeleça parcerias estratégicas com fornecedores.
7- Seja criativo e promova seu marketing pessoal.
Código de ética para arquitetos reprova reserva técnica, mas não prevê meios de eliminá-la