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Como vender online: confira o passo a passo

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Publicado por Carla Rocha em 22/12/20215 atributos para ser gerente de loja de materiais de construção
Habilidades interpessoais e como gerenciar pessoas são fundamentais para ser um bom gestor.Créditos: Shutterstock

5 atributos para ser gerente de loja de materiais de construção

O gestor de loja precisa ser uma inspiração e um modelo na gestão de pessoas

O gerente de loja tem o papel fundamental em atuar como embaixador da marca, disseminar a cultura da empresa, ser um exemplo à equipe, garantir que as estratégias e metas de vendas sejam seguidas, a qualidade dos processos operacionais e do atendimento ao cliente, entre outros fatores, juntamente com seus colaboradores.


Além disso, o gestor de loja precisa ser uma inspiração, um modelo na gestão de pessoas, e alguém que desenvolva as próprias competências técnicas e, principalmente, as habilidades comportamentais. Ele precisa investir 80% do seu tempo na gestão da equipe, isto é, colocar as pessoas no foco e traduzir as estratégias do negócio em “como fazer” para que todos estejam alinhados para garantir a eficácia na operação.


Para Cristiane Andrade, pedagoga, pós-graduada em gestão de recursos humanos, com MBA em gestão empresarial e fundadora da e-Criarh Soluções em gestão de pessoas, consultoria parceira do Sincomavi-SP, investir no conhecimento tornou-se necessário porque com a era da informação o mundo está ágil; clientes estão cada dia mais informados, conectados e buscam por especialistas; as inovações tecnológicas trouxeram mais agilidade nos processos e controles; novos produtos e serviços são lançados com mais velocidade; a equipe está mais participativa com ideias e soluções; e isto significa que o gestor precisa estar preparado para acompanhar estas mudanças. “Investir na sua capacitação precisa ser uma tarefa diária, aquele item para incluir na agenda de atividades do dia a dia. Ser gestor não é somente aquele que é reconhecido como um especialista no seu setor de atuação”, destaca.  

5 atributos indispensáveis para ser gerente de loja

O gestor de loja é aquele que vai conduzir o time ao objetivo a ser atingido e deve ser percebido como uma referência para a sua equipe, um modelo a ser seguido, principalmente, porque o varejo é a porta de entrada para muitos jovens no mercado de trabalho. Confira abaixo os principais atributos deste profissional:

Gestão de pessoas: ter a equipe no foco do seu negócio para que juntos atinjam o resultado, investir na contratação de profissionais alinhados à cultura da empresa, realizar reunião diária para alinhamento e quinzenal/mensal de resultado, manter treinamento contínuo da equipe, pensar juntos em ideias e soluções, reconhecer as boas práticas e resultados, dar feedback, cuidar das áreas internas da mesma forma que a de vendas e comemorar as conquistas diárias.

Atendimento ao cliente: criar uma escuta ativa, abordar o cliente para uma pesquisa sobre os pontos fortes e a melhorar, ter foco na solução e criar hábito de percorrer a loja com foco do cliente para identificar oportunidades.

Gestão de processos: padronizar os procedimentos de cada área/setor como compra, abastecimento, layout, precificação, limpeza, exposição, equipamentos em perfeita condição de uso, operação da frente de caixa, prevenção de perda segurança no trabalho, investir em tecnologia com sistema operacional integrado para apoiar a gestão e criar um checklist diário para garantir a qualidade do padrão operacional.

Foco no resultado: ter rotina diária de análise de indicadores como venda, estoque, ruptura, despesa, manifestação de clientes, turnover, absenteísmo e entre outros para apoiar na tomada de decisão de traçar um plano de melhoria contínua.

Empreendedor: atualizar-se sobre tendências, investir no desenvolvimento contínuo de competências técnicas e comportamentais, buscar aprendizado diário através de leitura, podcast, influenciadores, profissionais, cursos, colegas de trabalho, visitar a concorrência, ter um olhar de dono e estar sempre preparado às mudanças cada vez mais ágeis no setor.

Ainda segundo a especialista, é importante criar a cultura de todos os dias se perguntar “o que eu aprendi hoje?”, buscar sempre estar pronto para as mudanças do mercado que são contínuas e reconhecer que atualizar-se é uma necessidade para garantir que os resultados aconteçam através de cursos, participação e atividade em grupos do setor para troca. Para finalizar, fazer conexões e networking, fortalecer o relacionamento com fornecedores, trocar experiências com clientes, muito são especialistas, “então é importante que o gestor de loja esteja sempre junto da equipe que está no dia a dia com você para manter o conhecimento sempre como uma prática a ser seguida por todos”, finaliza.

Confira também algumas dicas para divulgar a sua loja:

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