Publicado em 10/03/2013Andrade Materiais de Construção e os vendedores

Andrade Materiais de Construção e os vendedores

Gerente de vendas explica como a relação com equipes de funcionários pode alavancar os negócios

Em Santa Catarina, a Andrade Materiais de Construção tem nos vendedores sua principal “fonte” de bons negócios. Em suas seis lojas, o estímulo das equipes é responsável pelo resultado das vendas que em 2012 cresceu cerca de 20%, em relação ao ano anterior. “A atuação do vendedor representa 90% do negócio. Por isso, focamos na preparação e na motivação das equipes”, explica Edson da Silva, gerente de vendas da filial de Treze Tílias.

A história de Edson exemplifica a valorização do vendedor pela empresa. Ao ingressar na filial em 2008, o atual gerente tinha como rotina visitar as obras dos clientes para indicar os melhores materiais para cada tipo de necessidade. Um aprendizado que lhe rendeu a promoção. “Iniciei como vendedor externo. Aprendi tudo fora da loja, na prática. Hoje, como gerente, acompanho o trabalho dos vendedores internos e externos. Não adianta oferecer bons materiais se o vendedor não estiver preparado e motivado”, opina Edson.

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Além do estabelecimento de metas quinzenais e mensais, a Andrade Materiais de Construção incentiva as vendas através de promoções mensais. A matriz e os gerentes das filiais elegem um ou mais produtos de destaque do mês e o vendedor que tiver o melhor resultado tem direito a uma comissão especial. “Mensalmente, estudamos quais produtos vão entrar na promoção e apresentamos aos vendedores, que têm a possibilidade de ganhar um extra de reconhecimento de seus bons resultados. Essa iniciativa beneficia empresa e funcionários”, explica o gerente.

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