
A importância de gerenciar o fluxo de caixa na loja
É fundamental e serve para reunir informações que auxiliarão futuramente no processo de tomada de decisão
Uma loja de materiais de construção possui uma gama variada de produtos e itens no estoque. Por isso, é muito importante para o lojista manter um controle diário de entrada e saída de materiais, assim como gerenciar o fluxo de caixa. Antigamente, esse controle era feito por meio de planilhas ou no caderno, mas a tecnologia veio justamente para facilitar e automatizar esse processo utilizando aplicativos e softwares de gestão.
Para o lojista Eduardo Justino Saraiva, da Casa Rosada, loja de materiais de construção que está há 40 anos no mercado, para mitigar erros, é necessário realizar um acompanhamento diário e verificar sempre se a carteira de pedidos está dentro do prazo de entrega e com fluxo de pagamentos corretos. “A maior dificuldade das lojas de materiais de construção acontece porque existem muitos materiais da curva B e C, que são de pouco giro, o que impacta muito no fluxo de caixa”, salienta. “Na minha opinião o controle tem que estar ligado ao fluxo para poder obter um melhor resultado na lucratividade”, complementa.
Fluxo de caixa: caderno x planilha eletrônica x sistema informatizado
Um breve comparativo entre algumas opções que a sua loja pode utilizar para melhorar o fluxo de caixa e evitar possíveis erros:
-
Caderno
Pró: investimento muito baixo.
Contra: demanda muito tempo, trabalho e o empreendedor está mais suscetível a erros.
-
Planilha eletrônica
Pró: investimento baixo, exige apenas um computador. Otimização de tempo atualizando estoque.
Contra: é necessário ter conhecimento básico para montar uma planilha de gestão.
-
Sistema informatizado
Pró: atualização do estoque on-line, relatórios e análise de resultados com muita rapidez e agilidade.
Contra: investimento um pouco mais elevado. Neste caso, é necessário saber usar o software e realizar manutenção periódica.
Saiba mais sobre fluxo de caixa informatizado
Passos para organizar o fluxo de caixa
O primeiro passo é definir as despesas fixas (aluguel, folha de pagamento, luz, água etc.) e variáveis (impostos), com análise dos últimos 12 meses e uma projeção para os 12 meses seguintes. Outros pontos importantes:
- Previsão de vendas.
- Receita de contas a receber (cartões, boletos e outras).
- Contas a pagar dos fornecedores.
- Carteira de pedidos a receber.
- Capital de giro.
Para Justino, ter esse controle diário do fluxo de caixa é fundamental e serve para reunir informações que auxiliarão futuramente no processo de tomada de decisão, mitigando erros, perda de tempo e dinheiro. “É muito importante o lojista controlar o estoque, porque, muitas vezes, ele tem um capital muito alto investido num estoque de produtos que gira pouco”, aponta.
Quer saber sobre a Curva ABC? Acesse:
https://www.mapadaobra.com.br/gestao/curva-abc